Buscar

o Que é Ciencia e Seu Metodo Cientifico ?

o Que é Ciencia e Como Que Se Da Seu Metodo Cientifico ? o Que Lhe Difere Do Senso Comum ?

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

A ciência – é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza. Constituídos de um sistema conceitual, que engloba definições, hipoteses e leis de uma determinada especialidade. É racional e objetivo, atém-se aos fatos, mas poderá transcendê-los,é analítico e requer exatidão e clareza, comunicavel, verificavel, busca e aplica leis. É explicativo e pode fazer predições. É aberto e útil.

Metódo Cientifico – conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência, ou para alcançar determinado fim.

Senso Comum – é aquilo que assimilamos por tradição, são idéias que nos ajudam a interpretar a vida e a julgar certas situações. O conhecimento comum ou vulgar é, portanto um conhecimento empírico, fragmentado, particular porque restrito e subjetivo. Diferentemente do Bom senso, que revela certo refinamento das idéias, tendo uma elaboração mais coerente do saber comum. Conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social. Repetidas irrefletidamente no cotidiano, algumas dessas noções escondem idéias falsas, parciais ou preconceituosas. Tem por caracteristicas ser: Espontâneo (saber primário, elementar e simples), Ametódico (porque não possui um método, ou seja, um procedimento, uma técnica.), Empírico (se baseia na experiência cotidiana comum), Ingênuo ou Acrítico (não se coloca como problema e não se questiona enquanto saber, não é critico), Subjetivo (é relativo ao sujeito do conhecimento. É formado por juízos pessoais a respeito das coisas, ocorrendo o envolvimento emocional e valorativo de quem observa). Exemplos: Quem ri por último ri melhor, Quem comer manga e tomar leite, morre. Pilhas gastas se recarregam na geladeira. Diga-me com quem andas e te direi quem és. Água morna em pedra dura, tanto bate até que fura.

Espero ter ajudado, se gostou da resposta não deixe de aprovar, boa sorte!

11
Dislike2
User badge image

Gustavo Carvalho

qual referência?
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais