Buscar

Quais as formas de isolamento de fungos filamentosos

Quais as formas de isolamento de fungos filamentosos

💡 3 Respostas

User badge image

Luciane Reis

Bom existe isolamento direto e o indireto. No Isolamento direto, os fungos são "observados" diretamento do material infestado. Ja o indireto faz-se necessario todo o processo de desinfestação do material, para posterior incubação.

3
Dislike2
User badge image

Valdir Junior

  •    As folhas, caules e raízes foram separados e lavados abundantemente com água corrente. A desinfecção superficial foi realizada em fluxo laminar, sendo o material vegetal (raiz, caule e folhas) imerso (separadamente) em água destilada esterilizada por 30 segundos; álcool 70% por 30 segundos, hipoclorito 3% por 4 minutos para a raiz e 3 minutos para caule e folha; álcool 70% por 30 segundos; água destilada estéril por 1 minuto; novamente água destilada estéril por 30 segundos (foi retirado e plaqueado 100 μL para controle de assepsia). Após a desinfecção, fragmentos foliares (com 5 – 10 mm2) e fragmentos de caule e raiz (com 5 – 10 mm comprimento) foram transferidos para placas de Petri contento meios de cultura (Meio BDA, Meio Peptona e Meio Folha) e incubado em temperatura ambiente por 25 dias. A partir do segundo dia de incubação, as colônias dos fungos, foram transferidas para novas placas de Petri com meios específicos, sendo então purificadas. Após os 25 dias de incubação foi determinada a Taxa de Colonização (TC= número total de isolados fúngicos dividido pelo total de fragmentos da amostra).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais