Buscar

O que são postulados contábeis? Quais são?

Estrutura da contabilidade (alicerce)

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os postulados contábeis são as maiores leis propostas dentro da contabilidade e elas definem todos os parâmetros onde a contabilidade é aplicada, ente eles o ambiente econômico, social e político no qual está deve atuar, o seu objeto de estudo e a sua existência no tempo. Os postulados contábeis são vários, e os principais são a entidade e a continuidade. A entidade é o postulado principal considerado o pilar da contabilidade e é o responsável por dar vida à mesma, pois ele prega que qualquer espécie de patrimônio, por menor que seja, causa uma manipulação no mercado e em seus recursos. Além disso, a entidade considera como patrimônio, bens que gerem tanto lucro, quanto prejuízo, sendo assim, pode-se incluir tanto os ativos, quanto os passivos. Um exemplo onde ela é a plicada é caso um sócio de uma empresa possui uma dívida e a empresa paga essa dívida.

 

0
Dislike0
User badge image

jaqueline martins

Os postulados representam a base sobre a qual se desenvolve todo o raciocínio contábil. Envolve o ambiente e as condições em que a contabilidade deve atuar.
Os postulados são assim classificados:
a) Postulados Normativos – Definem que a contabilidade deveria fazer ou como deveria fazer. É necessário antes de tudo uma justificativa, uma explicação.
b) Postulados Descritivos – Descrevem e explicam por que e como a informação contábil deve ser apresentada aos usuários.
c) Postulados Ambientais – Definem o ambiente onde a contabilidade deve operar. São importantes pois evidenciam o ambiente econômico, social e político onde se desenvolve a contabilidade. Subdividem-se em: POSTULADO DA ENTIDADE E POSTULADO DA CONTINUIDADE.

OSTULADO DA ENTIDADE
Considera que as transações da atividade econômica seja mantida separada dos sócios que a compõem. Podem ser: JURIDICO, ECONOMICO, ORGANIZACIONAL E SOCIAL.

POSTULADO DA CONTINUIDADE
Observa a entidade como algo em continuidade, cuja principal finalidade é gerir e utilizar ativos não para serem vendidos, mas para servirem à entidade no esforço de produzir receita.

2
Dislike0
User badge image

André Luis Rosa Soares

Na contabilidade, a categoria postulados são muitos abrangentes, pois envolve o ambiente e as condicoes de executar a contabilidade e eles representam o alicerce sobre o qual se desenvolve todo raciocínio contábil.

Cassificação dos postulados:

Postulado Normativo: defini o que a contabilidade deve fazer ou como deve ser feita e é necessario obedecer preceitos legais e todo processo de informação deve ser amparado pela legislação inerente à área. Os postulados normativos representao procedimentos da contabilidade financeira ou societária.

Postulado Descritivo: além de definir o que a contabilidade deve fazer, tentam descrever e explicar porque e como a informação contabil deve ser apresentada e comunicada aos usuarios.

Postulado Ambientais: defini o ambiente no qual a contabilidade pode ser elaborada. São fundamentais para que se possa entender as diversas dimensões da geração da informação contabil, à medida que evidenciam o ambiente economico, social, juridico e organizacional das empresas. Nesse contexto destaca a importancia da contabilidade no sentido de propiciar aos gestores informacoes que denotem a importancia desses ambientes no processo de geração de caixa e continuidade da empresa.

Os postulados, nesse caso, seriam o ambiente e atraves do qual se pretende alcancar os objetivos propostos e para alcancar os os objetivos são necessario apenas dois postulados basicos que são:

1 - Postulado da Entidade Contábil: entidade e qualquer individuo, empresa, grupo de empresas etc, desde que desenvolva atividade economica e que se justifique um relatorio separado de receitas e despesas com vistas a apuração do resultado analisando os seguintes enfoques juridico, economico, organizacional e social.

2 - Postulado de Continuidade: prevê que o processo contábil deve ser desenvolvido supondo-se que a entidade nunca terá um fim ou seja sem prazo estimado de duração. A suspensão das suas atividades pode provocar efeitos na utilidade de determinados ativos, com a perda, até mesmo integral, de seu valor. A queda no nível de ocupação pode também provocar efeitos semelhantes.

 

1
Dislike0
User badge image

Jessica

Postulados são teorias (princípios) aceitos universalmente.

São eles:

Continuidade - As organizações são construídas para operar por longos períodos e;

Entidade - A empresa, pessoa jurídica, é diferente da pessoa de seu proprietário, pessoa física.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais