Buscar

Qual a estrutiura de um artigo com estudo de caso?

💡 2 Respostas

User badge image

Joana Matos

Um estudo de caso foca em um indivíduo, um pequeno grupo de pessoas ou, ocasionalmente, um evento ocorrido. Você conduzirá uma pesquisa qualitativa para descobrir detalhes específicos e descrições de como o seu alvo de estudo é afetado.

  • Por exemplo, um estudo de caso médico poderia investigar como um único paciente é afetado por uma lesão; um de psicologia poderia pesquisar uma forma experimental de terapia em um grupo de pessoas.
  • Estudos de caso não são feitos para pesquisar grupos grandes ou fazer análises estatísticas.

Estudos de caso prospectivos fazem novas pesquisas por conta própria, envolvendo indivíduos ou grupos pequenos; os retrospectivos examinam alguns casos passados. relacionados ao objeto de estudo e não requerem um novo envolvimento com o objeto destes casos.

  • Um estudo de caso pode ou não incluir esses dois tipos de pesquisa.

Eles podem ser passados para você por um professor ou funcionário, talvez você tenha que desenvolvê-los por si mesmo. Estes são os principais tipos de estudos de caso, organizados por objetivo:

  • Estudos de caso ilustrativos descrevem uma situação desconhecida para ajudar as pessoas a entendê-la. Por exemplo, um estudo de caso de uma pessoa com depressão, desenvolvida para ajudar a explicar a experiência subjetiva da depressão para terapeutas em formação.
  • Estudos de caso exploratórios são projetos preliminares para ajudar a guiar projetos futuros de larga escala. Eles visam identificar questões de pesquisa e possíveis abordagens. Por exemplo, um estudo de caso dos programas de ensino de três escolas descreveria os prós e contras de cada abordagem e daria recomendações experimentais de como um novo programa de ensino poderia ser elaborado.
  • Estudos de caso com “exemplos críticos” focam em um caso único, sem um propósito geral. Exemplos incluem um estudo descritivo de um paciente que tem uma doença rara, ou a pesquisa de um caso específico para determinar se uma teoria universal poderia ser aplicada ou útil em todos os casos.

Quase todos os estudos de caso requerem por lei a aprovação de um conselho de ética antes de começar. Contate sua instituição ou departamento e proponha seu estudo para as pessoas encarregadas dos assuntos de ética. Talvez você tenha que provar que o seu estudo não prejudicará nenhum dos participantes.

  • Siga esse passo mesmo que você esteja conduzindo um estudo retrospectivo. Em alguns casos, publicar uma nova interpretação pode prejudicar os participantes do estudo original.

A maioria dos estudos de caso acadêmicos duram pelo menos entre 3 e 6 meses e muitos deles continuam por anos. Você pode ter limites quanto a verbas ou por causa da duração de seu curso, mas você deverá ter pelo menos algumas semanas para conduzi-lo.

Crie um esboço explicando como você recolherá dados e como responderá às questões. A abordagem específica é decisão sua, mas essas dicas podem ajudar:

  • Crie quatro ou cinco itens-chave que deverão ser respondidos, se possível, no estudo. Considere perspectivas quanto à abordagem da questão e dos itens-chave.
  • Escolha ao menos dois, (preferencialmente mais) destas fontes de dados: relatório de dados, pesquisa na internet, pesquisa em biblioteca, entrevista dos alvos da pesquisa, entrevista de especialistas, outros trabalhos em campo, conceitos de mapeamento e tipologias.
  • Pense em questões que levem a respostas profundas e debates contínuos sobre seus objetivos de pesquisa.

Você pode ter um indivíduo específico em mente, ou talvez você tenha que recrutar pessoas de um espectro mais amplo, que satisfaçam os critérios de sua pesquisa. Comunique com extrema clareza os métodos da pesquisa e o tempo que você tem para os participantes potenciais; a falta de clareza pode gerar quebra de ética ou fazer com que um participante abandone o estudo no meio do caminho, desperdiçando tempo valioso.

  • Já que não se trata de uma análise estatística, não é necessário recrutar uma grande diversidade de membros mistos da sociedade. Você deverá estar a par de eventuais visões tendenciosas em sua pequena amostra, e destacá-las no relatório, mas elas não invalidam sua pesquisa.

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Estudo de caso é um instrumento que apresenta um problema mal estruturado, ou seja, um problema que  não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.


Não existe exatamente uma estrutura definida para artigos. Vamos propor uma que consegue abranger todos os aspectos do estudo de caso. Esse formato está disponível em https://blog.fastformat.co/estudo-de-caso/ 

  1. Design do estudo de caso
    • Questões de Pesquisa
    • Seleção dos participantes e casos estudados
    • Procedimento de coleta de dados
    • Procedimento de análise de dados
    • Procedimento de validação
  2. Resultados
    • Descrição dos participantes e dos casos estudados.
    • Descrição do passo a passo da execução do estudo de caso
    • Analise e interpretação dos aspectos observados
    • Avaliação a respeito da validade dos resultados

 

Fonte:https://www.insper.edu.br/casos/estudo-caso/

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais