Buscar

Diteito Constitucional

Galerá kem tiver ou dispuser de conteúdo de Direito Constitucional refente. a : Conceito de Dir. Constitucional, Classsificações das constituições, Constitucionalismo. agredeço desde já.

💡 5 Respostas

User badge image

Paulo Oliveira

Primeiro vou falar sobre o conceito e o constitucionalismo:

Conceito – Direito Constitucional é ramo do direito publico, que estuda, sistematiza e interpreta as normas fundamentais de organização de um estado. Dele decorrem todas as demais normas do ordenamento jurídico. Ou seja, O Direito Constitucional é um ramo do Direito Público responsável pelo estudo da organização do Poder Político, do Estado, da estrutura do Estado e dos Direitos Fundamentais que controlam o exercício e o abuso deste Poder.

Constitucionalismo – esta relacionado com o movimento de limitação do poder estatal. Isso porque a idéia de instituir um documento que estruture e organize o estado ao mesmo tempo em que são fixados determinados direitos, tem justamente por finalidade impor parâmetros ao exercício do poder, assegurando aos indivíduos o mínimo de garantias. O Constitucionalismo moderno tem como ponto de partida a constituição americana de 1787 e a francesa de 1791. Destacando também na Inglaterra já no século XVII, foram assinados diversos documentos de limitação do poder estatal.

Classificação vou falar no proximo post, se gostou desse e ajudou não deixe de aprovar, boa sorte!!!

4
Dislike0
User badge image

Paulo Oliveira

CLASSIFICAÇÃO É BEM EXTENSO: Quanto ao conteúdo ou conceito* (materiais, é concebida em sentido amplo e estrito; no primeiro, identifica-se com a organização total do estado, com regime político; no segundo designa as normas constitucionais escritas ou costumeiras, inseridas ou não num documento escrito, que regulam a estrutura do estado, a organização dos seus órgãos e os direitos fundamentais; neste caso a constituição só se refere a matéria essencialmente Constitucional; as demais mesmo que integrem uma constituição escrita, não seriam constitucionais. Formais, é o peculiar modo de existir do Estado, reduzido sob forma escrita, a um documento solenemente estabelecido pelo poder Constituinte somente modificável por processo e formalidades especiais nela próprio estabelecido), Quanto a forma (escrita, é o conjunto de regras codificado e sistematizado em um só documento, o qual contem todas as normas fundamentais. Não escrita ou costumeiras, quando as normas constitucionais não constam de um único documento solene, baseando-se nos costumes, na jurisprudência e em leis escritas, normalmente as materiais são não escritas ou costumeiras),

Quanto ao modo de elaboração (dogmática, apresenta-se como um produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte – Assembléia Constituinte, reunindo as idéias fundamentais da teoria política e do direito dominante em determinada época, expressando os valores sociais prevalentes. Histórica, é o resultado de lenta e continua evolução das tradições e costumes de um determinado povo. Isto é, constituem-se através de um lento e contínuo processo de formação, ao longo do tempo, reunindo a história e as tradições de um povo. Aproximam-se, assim, da costumeira e têm como exemplo a Constituição inglesa).

 

Quanto à ideologia - Ortodoxas: são aquelas atreladas a um única ideologia, por exemplo a Constituição da República da antiga URSS de 1977, que estabelecia o modelo socialista; Heterodoxas ou Ecléticas: são aquelas que estabelecem mais de uma ideologia, como a Constituição de 1988, que possui valores capitalistas como a livre iniciativa e, valores socialistas, como a valorização do trabalho (art. 170 da CRFB/88). Constituições simples das constituições compromissórias. As primeiras são aquelas que apresentam fidelidade a uma única linha ideológica, como poderiam servir de exemplo a Constituição dos Estados Unidos e a da antiga União Soviética. Já as Constituições compromissórias são aquelas que flertam com as duas linhas ideológicas, formando um Estado do bem-estar social. Então, a nossa Constituição de 1988 é classificada como compromissória.

 

Quanto à origem (promulgada, é fruto de uma Assembléia Nacional Constituinte, eleita para o povo para esse fim; resultam portanto da vontade popular e são elaboradas por representantes eleitos pelos cidadãos. Ou seja, também conhecida como popular ou democrática a Constituição que é elaborada através de uma Assembleia Nacional Constituinte, composta de representantes eleitos pelo povo para esta finalidade. Uma vez concluída a Constituição esta Assembleia se dissolve. Outorgada, elaborada sem participação popular, por imposição de uma pessoa ou grupo que seja detentor de poder do estado, por exemplo, o rei ou ditador). Ou seja, não há participação do povo em sua elaboração, posto ser ela imposta ao povo, sendo produto exclusivo do Governante que por si só, ou por terceira pessoa, impõe à sociedade um novo ordenamento jurídico e político. No Brasil as Constituições de 1891, 1934, 1946 e 1988 foram promulgadas e, as de 1824, 1937 e 1967 foram outorgadas. Em relação a “Constituição de 1969” não a inserimos no rol das Constituições outorgadas, visto que formalmente ela foi uma emenda, Emenda Constitucional n. 1 à Constituição de 1967. • Bonapartista: se caracteriza por ser uma Constituição outorgada, na qual o ditador para dar-lhe uma feição legítima convoca um referendo popular para aprová-la. Na realidade, trata-se de uma Constituição outorgada onde houve um processo falsamente legitimador.

 

Quanto a estabilidade (imutáveis, aquelas que não prevêem qualquer possibilidade de alteração do seu texto. Super rígidas, tem um pedaço imutável e o outro rígido, visto que esta Constituição trouxe as cláusulas pétreas, que exigem um processo legislativo ainda mais rígido ou dificultoso para alteração destas normas estabelecidas como pétreas, pois não poderão ser abolidas ou restringidas, podendo somente sofrer alterações para serem ampliadas. Rígida, aquelas que só podem ser alteradas por um processo legislativo mas solene e complexo que o previsto para a edição das demais espécies normativas; a própria constituição estabelece essas regras diferenciadas, as quais tornam mais difícil a alteração do texto constitucional. Flexíveis, em regra são constituições não escritas que podem ser alteradas pelo processo legislativo ordinário, ou seja, como qualquer outra norma, assim, uma lei ordinária contraria a constituição e a revoga, na medida em que não há hierarquia entre a constituição e as demais normas. Semi rígidas ou Semi flexível, algumas regras são alteráveis pelo processo Legislativo ordinário e outras apenas pelo mais solene e dificultoso. Assim, parte desta constituição é rígida e a outra é flexível. Constituição Imperial de 1824.).

Quanto a extensão (sintética, simplificadas, resumidas, contendo tão somente os princípios fundamentais e estruturais do estado. Sintéticas seriam aquelas enxutas, veiculadoras apenas dos princípios fundamentais e estruturais do Estado. Não descem a minúcias, motivo pelo qual são mais duradouras, na medida em que os seus princípios estruturais são interpretados e adequados aos novos anseios pela atividade da Suprema Corte. O exemplo lembrado é a Constituição americana, que está em vigor há mais de 200 anos (é claro, com emendas e interpretações feitas pela Suprema Corte).” Analítica, regulamentam detalhadamente todos os assuntos considerados relevantes para a organização e o funcionamento do Estado). São aquelas que abordam todos os assuntos que os representantes do povo entenderem fundamentais. Normalmente descem a minúcias, estabelecendo regras que deveriam estar em leis infraconstitucionais

Quanto à finalidade (de garantia, estabelecem liberdades publicas ou chamados direitos fundamentais de primeira geração, como mecanismos de controle do poder estatal; o Estado não age, são os liberais. Os grandes exemplos são as Constituições liberais burguesas que estabelecem liberdades públicas ou os chamados Direitos Fundamentais de 1ª geração como mecanismos de controle do poder estatal, como a Constituição Norteamericana de 1787. De balanço, onde encontramos direitos sociais como também liberdades publicas, ou seja, direitos fundamentais individuais e direitos fundamentais sociais; procuram equilibrar os anseios burgueses e proletários; o Estado age mas não de maneira dura. Como grande exemplos podemos citar a Constituição do México de 1917 e a Constituição da República de Weimar de 1919 (Alemanha), onde encontramos direitos sociais como também liberdade públicas, ou seja, direitos fundamentais individuais e direitos fundamentais sociais. Elas recebem esse nome porque procuram equilibrar os anseios burgueses e proletários; Dirigente, são aquelas que alem de estabelecer direitos individuais e sociais que o estado deveria alcançar, prevêem normas conhecidas como programáticas, tipos de normas de eficácia limitada que procuram fixar metas, programas políticas publicas, como valores a serem perseguidos pelo ente estatal; Por exemplo saúde para todos, moradia, etc.; tentam justiça social, o Estado age de maneira dura) dirigente: são aquelas que além de estabelecer direitos individuais e sociais que o Estado deveria alcançar, preveem normas conhecidas como programáticas (tipo de normas de eficácia limitada) que procuram fixar metas, programas, políticas públicas, como valores a serem perseguidos pelo ente estatal. Por exemplo: saúde para todos, moradia para todos. Como exemplo deste tipo de constituição temos a Constituição Brasileira de 1988 e a Portuguesa de 1976.

. A Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 classifica-se como:

A Constituição de 1988 é classificada da seguinte forma: formal, escrita, dogmática, promulgada, super rígida, analítica, heterodoxa e dirigente.

Espero ter ajudado, deu trabalho viu,rsrs, mas um trabalho prazeroso, se gostou não deixa de aprovar as respostas!!!

4
Dislike1
User badge image

Francisco Samuel de Almondes Sepúlveda

Valeu mesmo cara pelas explanações.. foi de de muito bom grado para min. e servira para que eu possa iniciar os estudos aos Direito Constitucional

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais