Logo Passei Direto
Buscar
Em algumas situações de doença grave ou na velhice, o psicanalista precisa saber avaliar a demanda do paciente: "O que ele quer de mim?" Nestes casos, qual é o papel do psicanalista?
A) Interromper o tratamento e orientar que busque tratamento médico, pois a pessoa
B) Orientar para que siga recomendações médicas, pois a pessoa nessas condições.
C) O psicanalista não deve frustrar os pacientes nessas condições, mas sim intrigar os desejos.
D) O psicanalista deve prezar pela confiabilidade, em ajudar o paciente a se sentir mais existindo. A questão central é a dignidade e não o funcionamento vital.
E) A responsabilidade do psicanalista é atuar junto com a equipe multiprofissional, pois os sinais vitais funcionando.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa questão, é importante considerar o papel do psicanalista em situações delicadas, como doenças graves ou na velhice. O psicanalista deve estar atento às necessidades emocionais do paciente, além de respeitar a dignidade e a subjetividade do mesmo. Analisando as alternativas: A) Interromper o tratamento e orientar que busque tratamento médico, pois a pessoa - Essa opção não considera o papel do psicanalista em oferecer suporte emocional. B) Orientar para que siga recomendações médicas, pois a pessoa nessas condições - Embora importante, essa opção não aborda a dimensão psicanalítica do cuidado. C) O psicanalista não deve frustrar os pacientes nessas condições, mas sim intrigar os desejos - Essa opção sugere uma abordagem que pode ser válida, mas não é a mais adequada em situações de vulnerabilidade. D) O psicanalista deve prezar pela confiabilidade, em ajudar o paciente a se sentir mais existindo. A questão central é a dignidade e não o funcionamento vital - Esta opção reflete uma abordagem mais humanizada e centrada na dignidade do paciente, que é fundamental em situações críticas. E) A responsabilidade do psicanalista é atuar junto com a equipe multiprofissional, pois os sinais vitais funcionando - Embora a colaboração com a equipe seja importante, essa opção não enfatiza o papel emocional do psicanalista. A alternativa que melhor representa o papel do psicanalista em situações de doença grave ou velhice, focando na dignidade e no suporte emocional, é: D) O psicanalista deve prezar pela confiabilidade, em ajudar o paciente a se sentir mais existindo. A questão central é a dignidade e não o funcionamento vital.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No artigo "O cuidado como cura e como ética" está o seguinte trecho (pág. 24): Estar vivo por condescendência é o sentimento de uma existência não reconhecida, não legitimada como tal, para quem o ambiente não abriu, já na recepção, o nicho necessário de paciência e cuidado e que, portanto, tendo carecido de favorecimento, não pode chegar ao começo; nesses casos, o indivíduo perambula pelo mundo como um não nascido; eventualmente, como uma alma penada. Analise as falas de pacientes apresentadas abaixo e aponte quais delas são exemplos de pessoas com a condição clínica descrita no trecho apresentado acima? I. Enquanto eu era policial da ativa eu era respeitado, depois que tomei um tiro nunca mais me recuperei (lesão permanente na perna em uso de muletas). Algumas pessoas nem me cumprimentam mais. Resolvi cursar teologia para ocupar minha cabeça com algo bom. II. Tenho muita saudade da minha mãe, depois que ela morreu minha vida mudou. Não sou mais a mesma. Passo muito tempo lendo sozinha, pois é a única coisa que me faz bem. Converso com ela em pensamento. III. Se eu tivesse força não estaria mais aqui, na verdade nunca estive. Quando procuro um motivo para insistir não encontro nenhum. IV. Sou a mais nova de 8 filhos, 9 comigo. Usava roupa que os mais velhos deixavam, não importava se era de menina ou de menino. Ninguém reparava mesmo. Minha mãe morreu cedo e meu pai me deu porque ele dizia que eu não era filha dele. Assinale a alternativa correta:
A) As falas I e IV são exemplos da condição clínica citada no trecho do artigo.
B) As falas II e III são exemplos da condição clínica citada no trecho do artigo.
C) As falas I e II são exemplos da condição clínica citada no trecho do artigo.
D) As falas III e IV são exemplos da condição clínica citada no trecho do artigo.
E) As falas II e IV são exemplos da condição clínica citada no trecho do artigo.

Mais conteúdos dessa disciplina