Buscar

O que é Contrato Social para Lock? Um pacto de consentimento?

Em oposição à tradicional doutrina aristotélica, segundo a qual a sociedade precede ao indivíduo, Locke afirma ser a existência do indivíduo anterior ao surgimento da sociedade e do Estado. Na sua concepção individualista, os homens viviam em estágio pré-social e pré-político, caracterizado pela mais perfeita liberdade e igualdade, denominado estado de natureza" (Weffort: 1991:84) Segundo Locke, os homens concordam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza. No estado civil os direitos naturais inalienáveis do ser humano à vida à liberdade e aos bens estão melhor protegidos sob o amparo da lei, do árbitro e da força comum de um corpo político unitário.

💡 2 Respostas

User badge image

Vinícius Garcia Culasso

John Locke, atribui o início do contrato social após a criação de normas onde cada pessoa deveria dispor de parte dos seus direitos para que a vida em sociedade pudesse ser regrada, com isso, estabeleceu-se um código de conduta, protegendo direitos básicos de todos cidadãos e principalmente a PROPRIEDADE, pois antes do Contrato Social, tinha mais poder aquele que detinha de maior força. 

Como disse Tomas Hobbes outro contratualista "O Homem é o Lobo do Homem" em seu obra chamada Leviatan.

Hobbes no Leviatan vê o monstro como o regulador das condutas perpetradas pela sociedade e o define de maneira simbólica, dizendo que sem a existência de uma norma maior estariamos vivendo em uma sociedade onde a Lei seria a do Mais forte.

Por isso, para estes filósofos do Direito o contrato social foi necessário, para estipular normas de conduta protegendo direitos a vida e PRINCIPALMENTE a PROPRIEDADE.

 

3
Dislike0
User badge image

HENRIQUE PIVEN

O contrato social pode se encontrar em Leviatan onde os mais fortes faziam os mais fracos sucumbir e perecer ,depois de muitas perdas dos dois lados surgiu o primeiro contrato social ,pois era animal contra animal e isso teve que parar,leia LEVIATAN - foi matéria de prova

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais