Buscar

O que se entende por anistia em matéria de Direito Penal?

💡 3 Respostas

User badge image

Luiza Sousa

A anistia, em Direito Penal, representa a clemência do Legislativo frente a determinada conduta criminosa. É como se o Estado apagasse o crime. 

Portanto, a anistia exclui a tipicidade do crime.

8
Dislike0
User badge image

Adonai Fagioni

ela tem um efeito retroativo, ou seja, tudo que fora cometido no passado obtém o esquecimento jurídico. É a famosa renúncia do estado ao direto de punir. Ela pode ser: Especial, comum, própria, imprópria, geral ou plena, parcial, incondicionada e condicionada.
2
Dislike0
User badge image

Ricardo

Anistia é o esquecimento juridico do ilicito e tem por objeto fatos (nao pessoas) definidos como crime, de regra, politicos, militares ou eleitorais, excluindo-se normalmente, crimes comuns. A anistia pode concebida antes ou depois da condenação. Fato importante é que a anistia, semelhante a abolitio criminis, extingue todos os efeitos penais, inclusive o pressuposto de reincidencia, permanecendo,contudo, a obrigação de indenizar.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais