Buscar

ÉDIPO REI

De que modeo é possível afirmar que, em Édipo rei, podemos encontrar,  tanto a noção estrita de gênero trágico tal como proposta por aristóteles  em sua poética quanto a concepção grega de trágico  em seu sentido amplo?

💡 2 Respostas

User badge image

Flávio Pereira

é que se dar através de uma narrtativa levando em consideração o tempo cronológico 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

É uma Tragédia grega escrita por Sófocles em 427 a.C., a peça Édipo Rei foi considerada pelo filósofo Aristóteles como o exemplo mais perfeito do gênero. Resumidamente, a história da obra é sobre a tragédia de um homem que tem seu destino traçado pelos deuses. Devido a esta maldição, ele mata o pai e se casa com a mãe.


A maior parte do livro é sobre a família de Édipo, com a descrição de mais de 8 mil anos de eventos. A ação da primeira parte da peça é guiada após a descoberta da realização da profecia em que Édipo matará seu pai para desposar sua mãe.

Esta obra influenciou o campo da psicanálise através de Freud que tornou Édipo Rei uma das colunas da psicanálise clássica. Com base na obra, Freud define o Complexo de Édipo, que ocorre quando as crianças percebem a diferença entre os sexos, tendendo a fixar a libido em pessoas do sexo contrário, geralmente as mais próximas, no ambiente familiar. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais