Há exceções para a desnaturação proteica? Se sim quais?
Letícia Mota
A desnaturação de proteínas é a transformação de sua estrutura tridimensional fazendo, portanto, que sua função seja perdida já que seus sítios ativos foram modificados. Ela pode ocorrer por diversos motivos tais como temperatura ( por isso febre acima de 40 graus C é tão perigosa) ou pH muito diferente daquele considerado bom para a atividade de certa proteína. Assim, a desnaturação é permanente e essa proteína é sinalizada para ser degradada.
Camila R.
Oi, Leoardo, não sei se tua duvida já foi sanada, mas não há excessões, uma vez desnaturada a proteina não excerce mais a sua função, sem excessões. O que pode haver são pequenas mudanças conformacionais que não se caracterizariam como desnaturação e essa sim pode ser reversivel
Manuel Florence
Existe um grupo de proteínas chamadas Chaperonas, que são responsáveis por moldar a estrutura tridimencional das proteínas sintetizadas, e também podem desfazer a desnaturação, que nada mais é do que a perda da conformação tridimencional das proteínas. A desnaturação é um processo físico, não é químico.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Bioquímica Aplicada à Farmácia
•UFBA
Leonardo Marques
Compartilhar