Buscar

De que forma você percebe a relação entre a Filosofia e o Direito

De que forma você percebe a relação entre a Filosofia e o Direito

💡 3 Respostas

User badge image

Leo Mittaraquis

Creio que o mais indicado seja rever a construção da questão ou seja: como não perceber a relação entre Filosofia e Direito?

A base do discurso jurídico é filosófica. Não obstante ser possível apresentar-se o argumento de que, em algumas civilizações, como a suméria, o sistema jurídico tinha muito pouco de filosófico. Mas podemos abordar a realidade jurídica dos sumérios por um viés filosofico. E ainda temos a possibilidade de nos debruçarmos sobre a concepção do Direito no Império Romano, conforme o fez o filósofo Hegel. Ou recorrermos a Cícero ou Áulio Gélio.. Sobre o Direito e o conceito de Democracia, vale a pena recorrer-se a Habermas. Se incluírmos Hobbes, Locke, Montesquieu, Espinoza e, acima de tudo, Kant, perceberemos que não há como pensar o campo do Direito sem levar em conta o fascinante e utilíssimo campo da Filosofia.

Saudações

4
Dislike0
User badge image

Filipe santiago

A importância da Filosofia para o curso de Direito , que filosofia ela e o ingrediente principal e os filósofos são as pessoas mais racionais, teem o pensamento longo, teem estratégias, pensam rápido. A pessoa que faz direito tem que ter essas características, entçao nada melhor que aprender com filósofos.

3
Dislike0
User badge image

Bruno Pinto Figueiroa

A filosofia como doutrinava o grande Miguel Reale é uma das colunas onde. o direito encontra sua base; ela da a direçao correta ao jurista quando no anseio da melhor forma de valorar uma norma, e ela que vai dizer de que forma o preceito em questão podera ser aplicado de forma mais justa. Por fim, é a filosofia a estrutura de legitimaçao do Direito.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais