Logo Passei Direto
Buscar
Analise os materiais a seguir: A expressão ou a representação de pensamentos é possível pelo uso da linguagem, que utiliza um sistema de signos. O que queremos?
A imagem mostra uma tira em quadrinhos com quatro quadros. No primeiro quadro, um personagem com uma tocha acesa e uma expressão de entusiasmo diz: 'O que queremos?'. No segundo quadro, três personagens com expressões de alegria e gritando dizem: 'Passar de ano!'. No terceiro quadro, o mesmo personagem do primeiro quadro diz: 'Como queremos?'. No quarto quadro, três personagens com expressões de alegria e gritando dizem: 'Conversando com a galera na sala de aula!'
Passar de ano! Como queremos? Conversando com a galera na sala de aula! Fonte: GRANDO, Francine. O que queremos? Disponível em: . Acesso em: 24/08/2019. Considerando a informação dada, o texto que a segue e os estudos realizados a respeito das características da comunicação escrita e da comunicação não-verbal, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeiras e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que se trata de um texto não-verbal, porque os signos estão ausentes. II. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que se trata um texto verbal, porque os significantes estão ausentes. III. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que encontramos significados baseados em signos verbais e em signos não-verbais. IV. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que encontramos significantes como as expressões faciais e a exploração das linhas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o texto e a tira em quadrinhos: I. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que se trata de um texto não-verbal, porque os signos estão ausentes. É falsa (F). O texto contém signos verbais (as falas dos personagens) e signos não-verbais (as expressões faciais e a própria arte da tira). II. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que se trata um texto verbal, porque os significantes estão ausentes. É falsa (F). O texto é verbal, mas os significantes (as palavras) estão presentes nas falas dos personagens. III. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que encontramos significados baseados em signos verbais e em signos não-verbais. É verdadeira (V). A tira utiliza tanto a linguagem verbal (as falas) quanto a linguagem não-verbal (as expressões faciais e a arte). IV. ( ) Analisando o texto, podemos dizer que encontramos significantes como as expressões faciais e a exploração das linhas. É verdadeira (V). As expressões faciais dos personagens e a forma como a tira é desenhada são, de fato, significantes que contribuem para a comunicação da mensagem. Portanto, a sequência correta é: F - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: a) F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante dos textos com os quais temos contato em nosso cotidiano, muitas vezes precisamos contar com o repertório que adquirimos com as experiências vividas, ou seja, precisamos contar com as informações que acumulamos durante a vida, para que possamos compreender as mensagens emitidas por nossos interlocutores. Isso ocorre porque há informações que não estão explícitas, ou que não são evidentes, e ter esse repertório ajuda a completar as mensagens veiculadas e informações trazidas pelos enunciados. A seguir, leia os textos I e II. Texto I Meus oito anos Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! [...] Fonte: ABREU, Casimiro de. In: MOISÉS, Massaud. A literatura brasileira através dos textos. 5a ed. São Paulo: Cultrix, 1977. P. 161 (Fragmento). Texto II Meus oito anos Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra! Da rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais [...] Fonte: ANDRADE, Oswald de. Primeiro caderno do aluno de poesia Oswald de Andrade. São Paulo: Globo, 1991. p. 28. A partir das informações apresentadas, da análise dos textos e dos estudos realizados sobre procedimentos de leitura, é correto afirmar que o procedimento explorado no texto II foi:
A) a metalinguagem.
B) a intertextualidade.
C) o implícito.
D) a comparação.
E) a inferência.

A teoria da comunicação do linguista Roman Jakobson (1896-1982) estabelece os seguintes fatores que compõem o ato comunicativo: a mensagem, o emissor, o receptor, o canal, o código, o contexto. Leia com atenção o cartaz da campanha comunitária a seguir:
A imagem mostra um cartaz de campanha de doação de sangue. O cartaz apresenta a frase 'Campanha "Doe sangue, salve vidas"' em letras grandes e vermelhas. Há duas mãos humanas, uma doando sangue e a outra recebendo, conectadas por um tubo vermelho. O sangue doado é representado por um coração vermelho. No canto inferior esquerdo, há logotipos de várias entidades, incluindo a Secretaria de Saúde de Maripá. No canto inferior direito, há um selo da Secretaria de Saúde.
Fonte: Secretaria de Saúde de Maripá. Disponível em: . Acesso em: 23/08/2019. Considerando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre os elementos da comunicação, analise as afirmativas sobre o cartaz em evidência, cuja fonte, dentro da teoria da comunicação, corresponde à prefeitura de Maripá, e assinale a seguir V para a(s) verdadeira(s) e F para (a) falsa(s). I. ( ) A mensagem refere-se a uma campanha nacional de doação de sangue. II. ( ) O código usado mescla sistema verbal e sistema não verbal. III. ( ) O canal usado foi a Secretaria da Saúde. IV. ( ) O emissor é o possível doador de sangue. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) F, V, V, F.
B) F, V, F, V.
C) F, F, V, V.
D) V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina