Buscar

Qual o significado de Práxis Social.

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

Este termo é abordado por vários campos de conhecimento, como filosofia e psicologia, que classificam práxis como uma atividade voluntária orientada para um derteminado fim ou resultado.

Vários pensadores mencionaram o conceito de práxis nas suas obras, como Karl Marx e Jean Paul Sartre, este último na sua obra intitulada Critique de la Raison Dialectique(Crítica da Razão Dialética).

A palavra práxis também pode remeter para um movimento de vanguarda da poesia brasileira, que teve origem no início da década de 60 do século XX e que foi liderado por Mário Chamie.

Práxis e Marx

As primeiras noções de práxis surgiram com Aristóteles, mas foi Karl Marx o responsável pelo aprofundamento desta concepção.

Práxis é um conceito básico da filosofia marxista, que remete para a transformação material da realidade. Segundo Marx, a práxis é o fundamento da teoria, sendo que para Marx a teoria deve estar incluída na práxis. De acordo com a visão de Karl Marx, práxis remete para os instrumentos em ação que determinam a transformação das estruturas sociais. Marx utilizou o conceito de práxis como uma crítica ao idealismo e materialismo.

O pensamento marxista descreve práxis como uma atividade que tem a sua origem na interação entre o homem e a natureza, sendo que esta só começa a fazer sentido quando o homem a altera através da sua conduta.

 

2
Dislike0
User badge image

Fernanda Knapp

Práxis Social é o processo pelo qual uma teoria, lição ou habilidade é executada ou praticada, se convertendo em parte da experiência vivida. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para respondermos essa questão serão necessários conhecimentos em didática.


Práxis social seria uma ação de um individuo ou grupo inserido em um corpo social. Na pedagogia seria o processo pelo qual uma ideia ou teoria torna-se uma ação que ocorre em um meio social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais