Buscar

Propriedades Termodinâmicas - Questão

Um tanque rígido contém 1 kg de água, inicialmente a 1.400 KPa e 350 °C. Essa água é resfriada até a pressão de 400 kPa. Considerando-se que a energia interna no estado inicial corresponde a u1 = 2.900 kJ/kg e, no estado final, vale u2 = 1.500 kJ/kg, o calor transferido, nesse processo, é dado, em kJ, por

(A) -1.100 (B) -1.400 (C) -3.100 (D) -4.400 (E) -4.900

💡 3 Respostas

User badge image

Daniel Corso Bordignon

dQ - dW = dU + dEP + dEC (1ª Lei da Termo para um volume de controle)

*considerando que não há trabalho no processo (tanque rígido não tem variação de volume) e desprezando efeitos de energia potencial e energia cinética temos:

dQ = dU = m . du

dQ = 1 . (1500 - 2900) = - 1400 KJ (LETRA B)

1
Dislike0
User badge image

Daniel Corso Bordignon

Espero que eu esteja certo, não me lembro de onde tirei esta questão...

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Termodinâmica, mais especificamente sobre Transferência de Calor.

Para tanto, devemos ter em mente que o calor transferido (\(Q\)) consiste no produto variação de energia interna do corpo (\(\Delta E\)) pela massa, isto é:

\(Q=\Delta E\cdot m\)

Neste contexto, o corpo no qual analisaremos a transferência de calor é o tanque rígido que contém \(1\text{ kg}\) de água. Utilizando as demais informações fornecidas pelo enunciado, calcula-se que:

\(\begin{align} Q&=\Delta E\cdot m \\&=\left(1.500\text{ }\frac{\text{kJ}}{\text{kg}} -2.900\text{ }\frac{\text{kJ}}{\text{kg}}\right)\cdot 1\text{ kg} \\&=-1.400\text{ kJ} \end{align}\)

Portanto, o calor transferido no processo foi de \(\boxed{-1.400\text{ kJ}}\) e, desse modo, está correta a alternativa b).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais