Buscar

O processador 80386 foi o primeiro processador Intel de 32bits. Qual era o impacto com relação a desempenho com essa evolução?

💡 2 Respostas

User badge image

Thiago Souza

Bom, se você olhar no projeto do 80386, três características são relevantes.

A primeira delas é que havia tantas instruções para ir do modo protegido quando voltar ao modo real.

A segunda delas era a criação do modo virtual 8086, programas escritos em modo real pudessem ser utilizados diretamente dentro do modo protegido, ou seja, o processador poderia trabalhar como se fosse vários processadores 8086 com 1 MB de memória simultaneamente. Isso significa que você pode ter, ao mesmo tempo, um ou mais programas de modo real rodando dentro do modo protegido simultaneamente, cada programa achando que está trabalhando em um processador 8086 "puro" e completamente "limpo".

Já a terceira, se baseia na manipulação de dados a 32 bits o dobro da geração anterior. Além disso, estando em modo protegido, o 80386 conseguia acessar 4GB de memória RAM, muito mais que qualquer micro daquela época necessitava.

 

Acredito que seja isso. Aliás, o lançamento do 80386 foi a grande evolução nos micros PC, pois com ele os fabricantes, como a Intel tiveram base para seus projetos futuros.

1
Dislike0
User badge image

Ariadne Melo

"Em outubro de 1985 a Intel lançou o 386, que marcou o início dos tempos modernos, trazendo a primeira encarnação da arquitetura de 32 bits que continua em uso basicamente até os dias de hoje.

Além de utilizar um barramento de 32 bits (o que resultou em um grande ganho de desempenho no acesso à memória e a possibilidade de usar barramentos mais rápidos que o ISA), o 386 adotou o uso de endereçamento de 32 bits para acesso à memória, o que tornou possível acessar até 4 GB (2 elevado a 32ª potência), mesmo sem usar a segmentação de endereços, como no caso 8088."

fonte: http://www.hardware.com.br/guias/historia-processadores/386-era-32bits.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais