Gostaria se saber a diferença entre os dois ou não há diferença?
Rafaela Costa
Olá, Jadson!!
Pares suspeitos são segmentos fonéticos que em determinadas palavras não possuem diferença de significado. por exemplo, a palavra PASTA, aqui no Recife, é pronunciada com a consoante fricativa alveopalatal surda na posição de coda [∫] (o som mais "chiado"), já em São Paulo, e em outras regiões do Sul, é pronunciada com a consoante fricativa alveolar ou palatal surda [s], também na posição de coda. Nesta palavra, PASTA, não haverá diferença semântica se trocarmos uma consoantes por outra. No entanto, entre o ∫ e o s há uma única diferença que consiste no ponto de articulação, a primeira é palatal e a segunda é alveolar.
Veja os seguintes verbos:
achar - [a'∫ah]
assar - [a'sah]
Nas palavras acima se trocarmos os segmentos trocamos, também, o significado dos verbos. Quando a diferença consiste em apenas um único seguimento dá-se o nome pares mínimos (o par mínimo serve para identificar se o segmento fonético é também "fonológico"). Se a diferença entre as palavras for de mais de um, dá-se o nome de pares análogos.
Obs.: Para haver um par mínimo perfeito é necessário que haja apenas uma unica diferença entre os segmentos, que no caso acima é o ponto de articulação.
Espero ter te ajudado.
Ana Carolina Silva
Adorei a sua explicação, super didática. Me ajudou bastante.
Obrigada
Valéria Castro Nunes
Excelente explicação, Rafaela! Parabéns! E obrigada. ;)
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Gramática Aplicada da Língua Portuguesa
•PUC-PR
Nataly Sela
Fonética e Fonologia - Processo das Línguas Orais e Língua de Sinais
Estudando com Questões
Compartilhar