Buscar

Gente já li muito, escutei vários professores, no entanto não entra na minha cabeça, alguém teria uma boa definição para jurisprudência ?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Barros Solek

A jurisprudência pode ser conceituada como o conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato. Ou seja, é a posição dos tribunais em relação a determinado assunto. Utiliza-se, principalmente, para a fundamentação de casos semelhantes aos que já foram objeto da decisão.

Vale ressaltar também que quando a posição sobre certo assunto é unanime no tribunal, e é objeto de decisão reiterada, a posição jurisprudêncial transforma-se em uma súmula para disciplinar sobre determinado assunto.

Espero ter te ajudado!

2
Dislike0
User badge image

Bruna Castro

é um conjunto das decisões e interpretações das leis feitas pelos tribunais superiores, adaptando as normas às situações de fato

1
Dislike0
User badge image

Andre Windson

Muito obrigado
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais