Buscar

Bloco de constitucionalidade : definição clara por favor

💡 4 Respostas

User badge image

Luiza Sousa

São normas que servem de base (parâmetro), pra definir se as outras são inconstitucionais ou não. Por exemplo, as normas constitucionais originárias.
1
Dislike0
User badge image

JOSÉ OSCAR FERREIRA FILHO

Stefeni, o conceito de bloco de constitucionalidade possui origem francesa, tendo como leading case a decisão do seu Conselho Constitucional, que, em 16 de julho de 1971, reconheceu o valor jurídico do preâmbulo constitucional da atual Constituição francesa de 1958, assim como das normas a que este faz referência, que são a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, e o preâmbulo da Constituição de 1946, entendidos como incorporados ao texto da Constituição de 1958.

Como o preâmbulo da constituição francesa faz ainda referência aos princípios fundamentais das leis da República, o parâmetro para o controle de constitucionalidade da França não se limita às normas que integram ou extraem de seu texto constitucional, mas inclui outros textos normativos dotados de matéria constitucional, independentemente de sua hierarquia normativa.

No Brasil, o conceito de bloco de constitucionalidade é o conjunto de regras, princípios, valores constitucionais, dispositivos dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), Emendas Constitucionais e tratados internacionais com hierarquia constitucional (art. 5.º, § 3.º, CRFB), que servem como parâmetro para controle de constitucionalidade. Temos, portanto, um conceito de BConst intermediário, por ser mais restrito, sendo essencial a hierarquia normativa para servir de parâmetro para controle de constitucionalidade.

Para ilustrar como este instituto é considerado no Brasil, o STF declarou constitucional a Lei 8.899/1994, que concede passe livre aos deficientes físicos nos transportes interestaduais por estar de acordo com os valores emanados pelo preâmbulo constitucional, ainda que no Brasil, o preâmbulo constitucional não é considerado norma constitucional e, desta forma, não tem força normativa para, por si, servir como norma parâmetro de controle de constitucionalidade. Logicamente, o STF aplicou o bloco aqui referido, uma vez que a ofensa foi sobre o “valor” que o preâmbulo emana, e não sobre o preâmbulo propriamente dito.

Foi claro, Stefeni?

 

1
Dislike0
User badge image

Stefeni Mikelli

Foi sim, muito obrigada José Oscar :D

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais