Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
A cerca das teorias sobre o vínculo obrigacional podemos afirmar que estão corretas as afirmativas:

I - Teoria dualista que divide as obrigações em dois momentos, o débito (schuld/debitum) e a responsabilidade(haftung/obligatio), desta forma a responsabilidade seria uma consequência do debito, sendo essa a teoria adotada pelo direito brasileiro.

II - Os monistas sustentam a inexistência de diferença entre o débito e a responsabilidade. Dizem basicamente que ambos constituem o mesmo elemento das obrigações e que toda distinção, mesmo que didática não importa em relevância alguma para a obrigação, pois uma não subsiste sem a outra.

Diante das afirmativas assinale quais estão corretas:
A) Nenhuma das alternativas está correta, pois ambas dizem respeito a termos da cessão de crédito entre devedor e credor.
B) Nenhuma das alternativas visto que ambas as teorias não aplicáveis ao Direito Brasileiro.
C) Apenas a segunda alternativa, visto que a doutrina traduz a teoria dualista como proibido o comportamento contraditório, inesperado, que causa surpresa na outra parte
D) Ambas as alternativas visto que teoria dualista traduz a ideia é que a obrigação é concebida por uma relação débito/crédito. Já a teoria monista só há uma relação jurídica que liga as partes: o débito.
E) Apenas a primeira alternativa, visto que a teoria monista aduz que um contratante que violou uma norma jurídica não poderá, sem a caracterização do abuso de direito, aproveitar-se dessa situação anteriormente criada pelo desrespeito
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - A teoria dualista realmente divide as obrigações em débito e responsabilidade, e essa é uma interpretação que se alinha com o direito brasileiro. Portanto, essa afirmativa está correta. II - A afirmativa sobre os monistas, que sustentam a inexistência de diferença entre débito e responsabilidade, também está correta. Eles argumentam que ambos são elementos inseparáveis das obrigações. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Nenhuma das alternativas está correta, pois ambas dizem respeito a termos da cessão de crédito entre devedor e credor. Falso, as afirmativas tratam de teorias sobre o vínculo obrigacional, não sobre cessão de crédito. B) Nenhuma das alternativas visto que ambas as teorias não são aplicáveis ao Direito Brasileiro. Falso, ambas as teorias são aplicáveis e discutidas no contexto do direito brasileiro. C) Apenas a segunda alternativa, visto que a doutrina traduz a teoria dualista como proibido o comportamento contraditório, inesperado, que causa surpresa na outra parte. Falso, pois a primeira afirmativa também está correta. D) Ambas as alternativas visto que a teoria dualista traduz a ideia de que a obrigação é concebida por uma relação débito/crédito. Já a teoria monista diz que só há uma relação jurídica que liga as partes: o débito. Verdadeiro, essa alternativa está correta, pois ambas as afirmativas I e II estão corretas. E) Apenas a primeira alternativa, visto que a teoria monista aduz que um contratante que violou uma norma jurídica não poderá, sem a caracterização do abuso de direito, aproveitar-se dessa situação anteriormente criada pelo desrespeito. Falso, pois a segunda afirmativa também está correta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: D) Ambas as alternativas visto que a teoria dualista traduz a ideia de que a obrigação é concebida por uma relação débito/crédito. Já a teoria monista diz que só há uma relação jurídica que liga as partes: o débito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina