Buscar

Sendo um estudante de direito ( que irá seguir a área penal ou não), como você argumentaria contra a frase " Bandido bom é bandido morto" ?

💡 35 Respostas

User badge image

Luiza Sousa

O que é bandido, primeiramente? É quem comete ato ilícito? (quem nunca quebrou alguma regra, seja na escola, faculdade, trabalho...). Ou bandido seria quem comete especificamente ilícito penal? Quem nunca pegou para si dinheiro achado no chão (apropriação de coisa achada, CP). O próprio homicídio privilegiado (121, 1°, CP), quantos de nós seriam inteiramente incapazes de cometer alguma atrocidade? E, considerando forçosa essa afirmação, quantos erros a mídia propaga e o Judiciário comete. Que indenização seria capaz de reverter a pena de morte? Principalmente num país corrupto como o Brasil, a pena de morte só seria um precedente brilhante para acabar com os opositores. Enfim...
23
Dislike2
User badge image

Denys Nunes

Maisa, infelizmente essa é uma máxima muito utilizada por brasileiros desinformados. Todos tem direito ao contraditório e a ampla defesa, assim inseridos no devido processo legal. Conforme o art. 5°, inciso LVII da CF 88, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. E se após utilizar esses argumentos e falarem que você defende bandido, diga que o advogado defende o direito, a lei, e não o bandido. Boa sorte. Abraço!
9
Dislike0
User badge image

Rafael Teodoro

Do ponto de vista constitucional, que veda a pena de morte, seja ela direta ou indireta, argumentaria que tal pergunta é absurda porque o objetivo da pena é ressocializar o condenado é fazer o preso refletir nas ações que tenha cometido e se reeducar para voltar ao seio da sociedade (na teoria é claro). O Estado não pode punir um crime, cometendo outro crime. Então, bandido bom é bandido devidamente preso. 

8
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais