Buscar

exemplificação de: variação, anomalia e monstruosidade

💡 3 Respostas

User badge image

Gabryel Cordeiro

Variação: ocorre de organismo para organismo, variando de um "padrão anatómico", isto é, não é visualisado na maioria das pessoas.

Por exemplo a destrocardia (o ápice do coração do indivíduo é voltado para a direita, ao contrário da maioria da população, mas isso não traz nenhum tipo de complicação).

 

Anomalia: Variações morfológicas que acarretam prejuízo funcional.

Por exemplo: polidactilia (mais de 5 dedos).

 

Monstruosidade: anomalia acentuada incompatível com a vida.

Por exemplo: um bebê que nasce com uma perna no lugar do braço etc (exagerei bem nesse exemplo, rsrs).

3
Dislike0
User badge image

Mariana Cardoso

Anomalia : ausência ou presença a mais de uma estrutura, com prejuízo de função, porém é conpativel com a vida. Exemplo : Polidactilia. Monstruosidade : ausência ou presenca a mais de uma estrutura, com prejuízo de função, é Incompatível com a vida. Exemplo : Agenesia do Encéfalo.
3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As variações anatômicas são diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo em estudo e podem ser apresentadas externamente ou internamente, sem que haja prejuízos para o indivíduo. Anomalia é quando o desvio do padrão anatômico perturba a função. Monstruosidade é quando uma anomalia é extremamente acentuada, deformando severamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, normalmente, incompatível com a vida.


Exemplos de variação anatômica são os biótipos longilíneo e brevilíneo. A ausência de um dedo na mão é uma anomalia. A agnesia do encéfalo, que é a não formação do mesmo, é um exemplo de monstruosidade.


Portanto, concluímos que os biótipos longilíneo e brevilíneo são exemplos de variação anatômica; a ausência de um dedo na mão é uma anomalia e a não formação do encéfalo é um exemplo de monstruosidade.

FATTINI, Carlo Americo; DANGELO, Jose Geraldo. Anatomia humana básica. In: Anatomia Humana Basica. 2002.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais