Logo Passei Direto
Buscar

# Cumprimentos: "Tudo bem?", "Eu sou ouvinte" e "Eu uso Libras"

User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para cumprimentar alguém em Libras, você pode usar os seguintes sinais: 1. "Tudo bem?": O sinal é feito com a mão em forma de "C" na altura do peito, movendo-a levemente para frente e para trás. 2. "Eu sou ouvinte": O sinal para "ouvinte" é feito com a mão em forma de "L" na altura da orelha, indicando que você escuta. 3. "Eu uso Libras": Para "uso", você pode fazer o sinal de "usar", que é a mão em forma de "U" tocando o peito, e para "Libras", você pode usar a letra "L" feita com a mão. Esses sinais são uma boa forma de se apresentar e iniciar uma conversa em Libras!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A cultura e identidade surda são as características próprias do grupo de pessoas acometidas pela surdez. Em um mundo permeado por valores e referenciais ouvintes, é possível que, em dados momentos, a pessoa surda possa se sentir alheia a tudo aquilo que the cerca, como se fosse estrangeira em seu próprio país.

Compreendendo, assim, a importância do reconhecimento de uma cultura e identidade própria para esse grupo de pessoas, assinale a alternativa que apresenta corretamente de que modo podemos classificar os artefatos culturais da comunidade surda.
O a) A identidade e cultura surda se fazem a partir dos movimentos históricos, ou seja, das lutas e das influências temporais. Desse modo, quando falamos em artefatos, estamos nos referindo a conquistas históricas, e não materiais. Essa distinção é importante, pois, na cultura surda, não é correto afirmarmos que há artefatos materiais.
O b) Os artefatos culturais são aqueles que compõem a identidade e cultura de um grupo e/ou sociedade. No caso da pessoa surda, são artefatos de sua cultura e língua os sinais que utilizam, objetos de aperfeiçoamento de sua comunicação, bem como o teatro, a dança e a literatura surda.
O c) Artefatos históricos indicam a presença de pesquisa e investigação. No caso da comunidade surda, poucas são as pessoas que se especializaram para encontrar novos objetos que os identifiquem. Desse modo, o mais correto é dizer que os artefatos da cultura surda foram legados pelos ouvintes.
O d) O artefato cultural próprio da comunidade surda é somente um: a Língua de Sinais. Os demais instrumentos considerados com o mesmo grau de importância, na verdade, não o são, pois o desenvolvimento da cultura surda iniciou-se a partir da Libras e, portanto, todos os demais artefatos derivam dela.
O e) O primeiro artefato a surgir na história da comunidade surda foram os objetos do tipo terapêutico, como o implante coclear e o aparelho auditivo. Inicialmente vista como uma deficiência que deveria ser curada, a surdez precisou de elementos que, após o seu diagnóstico, permitissem a recuperação da pessoa surda.

Sobre a educação das escolas bilíngues e a sua contribuição para a formação da cultura e identidade surda, assinale a alternativa correta.
a) As escolas bilíngues são consideradas a melhor estratégia para a educação das pessoas surdas, tendo em vista que, nesses ambientes, não é somente a língua de sinais que lhes é ensinada, mas todo o conteúdo curricular, isto é, os saberes teóricos e práticos são transmitidos a partir de uma perspectiva identitária e cultural, própria da pessoa surda.
b) A promoção de escolas bilíngues em nosso país tem sofrido diversas críticas por parte das instituições de apoio à pessoa surda. Isso ocorre, pois, nessas instituições de ensino, o aluno surdo se vê isolado das experiências comuns aos demais sujeitos de aprendizagem que não são surdos. Por esse motivo, a educação inclusiva se torna a melhor alternativa.
c) As escolas bilíngues oferecem uma educação direcionada especificamente ao aluno surdo. Contudo, há uma questão que, conforme vimos em nossas aulas, tem interferido na qualidade do ensino bilíngue, que é a promoção de uma matriz curricular que priorize somente assuntos voltados à cultura surda. Esse fato tem dificultado o aprendizado efetivo da pessoa surda sobre o mundo e demais culturas.
d) A partir do momento em que a criança completa a idade necessária para iniciar sua formação escolar, ela deve ser encaminhada para uma instituição de ensino. Com a pessoa surda, segue-se a mesma lógica, dando-lhe como suporte pedagógico a presença de um intérprete de Libras durante as aulas presenciais. As escolas bilíngues servem como complemento a sua educação formal.
e) A presença de escolas bilíngues tem aumentado substancialmente ao longo dos anos. Isso se dá pelo fato de as políticas de inclusão serem mais abrangentes na modernidade, alcançando áreas rurais e de, até então, difícil acesso. Isso demonstra a importância que essas escolas representam para a comunidade surda, que continuamente luta para ter suas necessidades atendidas pelo poder público.

Mais conteúdos dessa disciplina