Buscar

por que Piaget caracteriza os primeiros estágios de pensamento da criança como estágio "autístico" ?

pergunta referente ao livro pensamento  elinguagem de Vigotsky.

💡 1 Resposta

User badge image

Isabelle Côsso

Porque, para Piaget, o pensamento autista não é consciente, logo os seus objetivos e as questões que coloca não são de forma alguma acessíveis à consciência. Tal fato deriva de ele não estar ajustado à realidade exterior, já que ele “cria a sua própria realidade, a realidade do sonho. Ele não procura o esclarecimento da verdade, mas sim a satisfação do desejo, e permanece totalmente individual. Em si mesmo o pensamento autista não pode exprimir-se através da linguagem, exprime-se principalmente através de imagens”. Por sua vez, o pensamento racional e intencional possui já uma natureza social, e à medida que cresce e avança, “tende a reger-se cada vez mais pela experiência e pela lógica pura”.

 

O pensamento autístico referido é compreendido como sendo subconsciente; não adaptado à realidade externa, mas que cria para si uma realidade de imaginação ou de sonho, o qual tende não a estabelecer verdades, mas a satisfazer seus desejos, e permanece estritamente individual, não sendo, assim, comunicável pela linguagem; e o pensamento realista – ou pensamento dirigido – como sendo consciente, e inteligível, ou seja, é adaptado à realidade e procura agir sobre ela, suscetível de verdade e de erro, sendo, portanto, comunicável pela linguagem.

 

Já a questão da transição entre pensamento autista e racional, para Vigotski, diverge de Piaget da seguinte maneira: para Vigotski existe um paralelismo entre pensamento autístico e pensamento realista, não existindo quem pense de forma exclusivamente autística, uma vez que "a partir de certo estágio de desenvolvimento, a função autística se incorpora à realista e, desde então, desenvolve-se junto com ela". Assim, diferentemente de Piaget, de acordo com Vigotski a função irreal se desenvolve paralelamente ao pensamento real, não havendo, portanto, uma fase transitória e intermediária entre o pensamento autístico e o pensamento realista.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais