Buscar

Classificação de Breslow

Gostaria de saber qual a escola de Breslow. Acho varios valores e nao sei qual e o certo, entao gostaria de um bem referenciado, se possivel. A maioria das boas referencias, como Robbins, so dizem que é em milimetros. 

💡 2 Respostas

User badge image

André Rocha

The Breslow scale

Na escala de Breslow, um patologista mede a espessura do melanoma com uma pequena régua, chamada de régua milimétrica. Médicos usam a escala primária de espessura do tumor, ou a espessura de Breslow. Ela mede, EM MILÍMETROS (mm), quão longe o melanoma foi da superfície para camadas mais profundas. Há 5 estágios para o tamanho de um tumor :

.Tis - os melanomas estão apenas na camada mais apical da superfície da pele

.T1 - o melanoma é < 1mm de espessura

.T2 - o melanoma está entre 1 e 2mm de espessura

.T3 - o melanoma está entre 2 e 4mm de espessura

.T4 - o melanoma é > 4mm de espessura

 

 

Referências : http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/melanoma/treatment/stages-of-melanoma#bres

http://www.skincancer.org/skin-cancer-information/melanoma/the-stages-of-melanoma/guide-to-staging-melanoma

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriel G. Nascimento

Estadiamento do Melanoma

Como é feito o estadiamento:

  • Clínica – Descreve a visão geral de toda a informação reunida por meio de exames físico, de imagem e de laboratório.
  • Patologia – Combina as informações da biópsia do tumor (profundidade de Breslow, ulceração, índice mitótico, nível de Clark, entre outros) e da biópsia dos gânglios linfáticos e outros órgãos.

Fatores para o Estadiamento

Os seguintes fatores são reunidos a partir das informações clínica e patológica para determinar o estadiamento da doença:

  • Espessura do tumor – Indica a profundidade do tumor na pele, que pode ser medida de duas maneiras: profundidade de Breslow e nível de Clark.
  • Profundidade de Breslow– Mede em milímetros a espessura do tumor primário.  A profundidade é determinada a partir da camada exterior da epiderme. Substituiu o nível de Clark com uma medição mais precisa da profundidade do tumor sendo assim mais preditiva sobre o prognóstico.

Nível de Clark – Descreve a profundidade do tumor primário nas diferentes camadas da pele. Quanto maior a profundidade, maior a chance de metástases para os linfonodos ou outros órgãos. O nível de Clark utiliza algarismos romanos, para indicar a profundidade do tumor primário. O estadiamento pelo nível de Clark foi substituído pelo sistema TNM da AJCC, mas como foi usado por mais de 40 anos provavelmente continuará em uso por algum tempo.


  • Ulceração Tumoral – É diferente de úlceras na pele, que são feridas abertas. Ulceração significa que, quando visualizada sob um microscópio, a epiderme, que cobre o melanoma não está intacta. A ulceração não pode ser vista a olho nu. Os tumores ulcerados representam um risco maior para a doença metastática.
  • Índice Mitótico – Número de células cancerosas que estão em processo de divisão quando a amostra de tecido é examinada microscopicamente pelo patologista. Taxas mitóticas altas significam que a doença tem uma maior probabilidade de crescer e se disseminar. Em 2010, a AJCC recomendou que o índice  mitótico fosse usado como um fator determinante para melanomas em estágio I.
  • Número de Gânglios Linfáticos Metastáticos – Quanto maior o número de linfonodos contendo o melanoma, menos favorável o prognóstico.
  • Metástases Microscópica ou Macroscópica para os Gânglios Linfáticos:

a) Micrometástases são pequenos tumores não visíveis a olho nu. Eles são comumente detectados ao microscópio após uma biópsia do linfonodo sentinela.

b) Macrometástases são palpáveis durante um exame físico ou podem ser vistas a olho nu quando inspecionadas por um cirurgião ou patologista. A sua presença geralmente é confirmada por biópsia ou dissecção do linfonodo.

c) Embora a evolução e os riscos sejam diferentes para cada paciente, em geral, as macrometástases têm um prognóstico menos favorável do que as micrometástases.

  • Sítio de Metástases: Pele x Outras Áreas – Quando a doença se espalhou para outras áreas da pele, como o tecido subcutâneo subjacente ou gânglios linfáticos distantes, o prognóstico é relativamente melhor do que quando se disseminou para qualquer outro local do corpo.
  • Nível de Lactato Desidrogenase Sérica (LDH) – LDH é encontrado no sangue e tecidos do corpo humano. Níveis de LDH mais altos correspondem a uma maior probabilidade do melanoma se disseminar e um prognóstico menos favorável do que os com níveis normais de LDH
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes