Buscar

Classificação de Breslow

Gostaria de saber qual a escola de Breslow. Acho varios valores e nao sei qual e o certo, entao gostaria de um bem referenciado, se possivel. A maioria das boas referencias, como Robbins, so dizem que é em milimetros. 

💡 2 Respostas

User badge image

André Rocha

The Breslow scale

Na escala de Breslow, um patologista mede a espessura do melanoma com uma pequena régua, chamada de régua milimétrica. Médicos usam a escala primária de espessura do tumor, ou a espessura de Breslow. Ela mede, EM MILÍMETROS (mm), quão longe o melanoma foi da superfície para camadas mais profundas. Há 5 estágios para o tamanho de um tumor :

.Tis - os melanomas estão apenas na camada mais apical da superfície da pele

.T1 - o melanoma é < 1mm de espessura

.T2 - o melanoma está entre 1 e 2mm de espessura

.T3 - o melanoma está entre 2 e 4mm de espessura

.T4 - o melanoma é > 4mm de espessura

 

 

Referências : http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/melanoma/treatment/stages-of-melanoma#bres

http://www.skincancer.org/skin-cancer-information/melanoma/the-stages-of-melanoma/guide-to-staging-melanoma

 

0
Dislike0
User badge image

Gabriel G. Nascimento

Estadiamento do Melanoma

Como é feito o estadiamento:

  • Clínica – Descreve a visão geral de toda a informação reunida por meio de exames físico, de imagem e de laboratório.
  • Patologia – Combina as informações da biópsia do tumor (profundidade de Breslow, ulceração, índice mitótico, nível de Clark, entre outros) e da biópsia dos gânglios linfáticos e outros órgãos.

Fatores para o Estadiamento

Os seguintes fatores são reunidos a partir das informações clínica e patológica para determinar o estadiamento da doença:

  • Espessura do tumor – Indica a profundidade do tumor na pele, que pode ser medida de duas maneiras: profundidade de Breslow e nível de Clark.
  • Profundidade de Breslow– Mede em milímetros a espessura do tumor primário.  A profundidade é determinada a partir da camada exterior da epiderme. Substituiu o nível de Clark com uma medição mais precisa da profundidade do tumor sendo assim mais preditiva sobre o prognóstico.

Nível de Clark – Descreve a profundidade do tumor primário nas diferentes camadas da pele. Quanto maior a profundidade, maior a chance de metástases para os linfonodos ou outros órgãos. O nível de Clark utiliza algarismos romanos, para indicar a profundidade do tumor primário. O estadiamento pelo nível de Clark foi substituído pelo sistema TNM da AJCC, mas como foi usado por mais de 40 anos provavelmente continuará em uso por algum tempo.


  • Ulceração Tumoral – É diferente de úlceras na pele, que são feridas abertas. Ulceração significa que, quando visualizada sob um microscópio, a epiderme, que cobre o melanoma não está intacta. A ulceração não pode ser vista a olho nu. Os tumores ulcerados representam um risco maior para a doença metastática.
  • Índice Mitótico – Número de células cancerosas que estão em processo de divisão quando a amostra de tecido é examinada microscopicamente pelo patologista. Taxas mitóticas altas significam que a doença tem uma maior probabilidade de crescer e se disseminar. Em 2010, a AJCC recomendou que o índice  mitótico fosse usado como um fator determinante para melanomas em estágio I.
  • Número de Gânglios Linfáticos Metastáticos – Quanto maior o número de linfonodos contendo o melanoma, menos favorável o prognóstico.
  • Metástases Microscópica ou Macroscópica para os Gânglios Linfáticos:

a) Micrometástases são pequenos tumores não visíveis a olho nu. Eles são comumente detectados ao microscópio após uma biópsia do linfonodo sentinela.

b) Macrometástases são palpáveis durante um exame físico ou podem ser vistas a olho nu quando inspecionadas por um cirurgião ou patologista. A sua presença geralmente é confirmada por biópsia ou dissecção do linfonodo.

c) Embora a evolução e os riscos sejam diferentes para cada paciente, em geral, as macrometástases têm um prognóstico menos favorável do que as micrometástases.

  • Sítio de Metástases: Pele x Outras Áreas – Quando a doença se espalhou para outras áreas da pele, como o tecido subcutâneo subjacente ou gânglios linfáticos distantes, o prognóstico é relativamente melhor do que quando se disseminou para qualquer outro local do corpo.
  • Nível de Lactato Desidrogenase Sérica (LDH) – LDH é encontrado no sangue e tecidos do corpo humano. Níveis de LDH mais altos correspondem a uma maior probabilidade do melanoma se disseminar e um prognóstico menos favorável do que os com níveis normais de LDH
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais