Buscar

explique energia livre, de Gibbs (G)

💡 2 Respostas

User badge image

Dani Duarte

É a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A energia de Gibbs (também entalpia livre ) é um potencial termodinâmico , ou seja, uma variável de estado na termodinâmica . É nomeado após Josiah Willard Gibbs chamado e é uma extensa quantidade com a dimensão da energia . No sistema da unidade SI , é medido em unidades de joules . 


A energia de Gibbs não pode ser interpretada diretamente como uma quantidade de energia intuitiva do sistema, como seria o caso, por exemplo, da energia interna contida no sistema ou de um calor de reação convertido . Com a ajuda deles, podem ser feitas declarações sobre o comportamento do sistema, como a direção dos processos voluntários ou o estado dos estados de equilíbrio.


Um processo em um dado sistema termodinâmico expira voluntariamente se e quando estiver associado a um aumento na entropia geral do sistema e seu ambiente. Se você se limitar a processos que ocorrem em temperatura e pressão constantes, os processos que aumentam a entropia do sistema e seu ambiente são os que reduzem a energia de Gibbs do sistema . Um sistema fechado mantido a uma temperatura e pressão constantesportanto, assume esse estado como estado de equilíbrio, no qual sua energia de Gibbs tem o menor valor possível.


Se o sistema não estiver em equilíbrio, ele voluntariamente (a menos que seja inibido de outra forma) entra em estados mais baixos de energia de Gibbs até que o equilíbrio seja atingido. Como muitos processos físicos e químicos ocorrem a temperatura constante ( isotérmica ) e pressão constante ( isobárica ), a energia de Gibbs fornece um critério comumente aplicável para a direção na qual o processo é voluntário e para a localização do equilíbrio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais