Sarmento (2007, p. 28) argumenta que: “tem considerado que, mais do que ausência da consciência da infância, na Idade Média e na pré-modernidade existiam concepções que foram profundamente alteradas pela emergência do capitalismo, pela criação da escola pública e pela vasta renovação das ideias com a crise do pensamento teocêntrico e o advento do racionalismo. Os séculos XVII e XVIII, que assistem a essas mudanças profundas na sociedade, constituem o período histórico em que a moderna ideia da infância se cristaliza definitivamente, assumindo um carácter distintivo e constituindo-se como referenciadora de um grupo humano que não se caracteriza pela imperfeição, incompletude ou miniaturização do adulto, mas por uma fase própria do desenvolvimento humano”.
FONTE: SARMENTO, M. J. Visibilidade Social e Estudo da Infância. In: Infância (In)visível. Vera Maria Ramos de Vasconcellos, Manuel Jacinto Sarmento (orgs.) Araraquara: Junqueira&Marin, 2007. p. 28.
Considerando o texto base e as influências históricas sobre as concepções de infância, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A moderna ideia de infância, segundo Sarmento, surgiu como resultado da crise do pensamento teocêntrico e do declínio do racionalismo no século XVIII.
Alternativa 2:
Na Idade Média e na pré-modernidade, a infância era compreendida como uma fase de imperfeição e miniaturização do adulto, refletindo uma visão teocêntrica do mundo.
Alternativa 3:
A emergência do capitalismo e a criação da escola pública não tiveram impacto significativo nas concepções de infância durante os séculos XVII e XVIII.
Alternativa 4:
Os séculos XVII e XVIII foram marcados por uma visão de infância que enfatizava sua incompletude e imperfeição, contrariando a concepção predominante na Idade Média.
Alternativa 5:
Sarmento argumenta que a infância na Idade Média era entendida como uma fase de desenvolvimento humano distinta, caracterizada pela consciência plena das crianças sobre sua condição de seres humanos.
Ed
há 4 meses
Vamos analisar cada uma das alternativas com base no texto de Sarmento: Alternativa 1: A moderna ideia de infância, segundo Sarmento, surgiu como resultado da crise do pensamento teocêntrico e do declínio do racionalismo no século XVIII. Análise: Esta alternativa está incorreta, pois o texto menciona que a moderna ideia de infância surgiu com a emergência do capitalismo e a criação da escola pública, além da crise do pensamento teocêntrico e o advento do racionalismo, mas não diz que houve um declínio do racionalismo. Alternativa 2: Na Idade Média e na pré-modernidade, a infância era compreendida como uma fase de imperfeição e miniaturização do adulto, refletindo uma visão teocêntrica do mundo. Análise: Esta alternativa está correta, pois o texto sugere que a infância era vista de forma negativa, como uma fase inferior em relação ao adulto. Alternativa 3: A emergência do capitalismo e a criação da escola pública não tiveram impacto significativo nas concepções de infância durante os séculos XVII e XVIII. Análise: Esta alternativa está incorreta, pois o texto afirma que a emergência do capitalismo e a criação da escola pública foram fatores que alteraram profundamente as concepções de infância. Alternativa 4: Os séculos XVII e XVIII foram marcados por uma visão de infância que enfatizava sua incompletude e imperfeição, contrariando a concepção predominante na Idade Média. Análise: Esta alternativa está incorreta, pois o texto indica que a moderna ideia da infância se cristaliza nesse período, não enfatizando a incompletude, mas sim uma fase própria do desenvolvimento humano. Alternativa 5: Sarmento argumenta que a infância na Idade Média era entendida como uma fase de desenvolvimento humano distinta, caracterizada pela consciência plena das crianças sobre sua condição de seres humanos. Análise: Esta alternativa está incorreta, pois o texto menciona que a infância não era vista como uma fase de consciência plena, mas sim como uma fase de imperfeição e incompletude. Com base nas análises, a alternativa correta é: Alternativa 2.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade