Logo Passei Direto
Buscar
O manejo de pragas e doenças em campos de produção de sementes é crucial para garantir a qualidade e o rendimento das lavouras. Um dos problemas relacionados a sementes infectadas é o potencial de transmissão de inóculos para outras áreas. Qual é uma das consequências da presença de inóculos de doenças em sementes? Assinale a alternativa correta. a. Melhora na pureza genética das sementes. b. Aumento da qualidade das sementes. c. Redução do rendimento e da qualidade das lavouras. d. Eliminação de pragas nas lavouras. e. Aumento na diversidade genética das plantas.
User badge image
Diógenes Mansano

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à presença de inóculos de doenças em sementes: a) Melhora na pureza genética das sementes - A presença de inóculos de doenças geralmente não melhora a pureza genética; na verdade, pode comprometer a qualidade. b) Aumento da qualidade das sementes - A presença de inóculos de doenças tende a reduzir a qualidade das sementes, não aumentá-la. c) Redução do rendimento e da qualidade das lavouras - Esta alternativa é correta, pois a presença de inóculos de doenças em sementes pode levar a infecções nas plantas, resultando em menor rendimento e qualidade. d) Eliminação de pragas nas lavouras - A presença de inóculos de doenças não elimina pragas; na verdade, pode até favorecer o surgimento de pragas. e) Aumento na diversidade genética das plantas - A presença de inóculos de doenças não está relacionada ao aumento da diversidade genética. Portanto, a alternativa correta é: c) Redução do rendimento e da qualidade das lavouras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A propagação é fundamental para a preservação das espécies ao longo do tempo. Entretanto, existem diferenças quanto à forma de propagação de cada espécie.
Considerando as informações apresentadas, qual das alternativas a seguir melhor descreve a diferença entre a propagação vegetativa e a propagação reprodutiva? Assinale a alternativa correta.
a. A propagação vegetativa é realizada através da produção de flores e frutos, enquanto a propagação reprodutiva envolve o uso de órgãos vegetativos como estacas e estolões.
b. A propagação vegetativa utiliza órgãos vegetativos das plantas e resulta em novas plantas que são geneticamente idênticas à planta-mãe, enquanto a propagação reprodutiva utiliza sementes formadas a partir da fecundação e fertilização, resultando em plantas com variabilidade genética.
c. A propagação vegetativa e a propagação reprodutiva utilizam apenas sementes para a multiplicação das plantas, com a diferença de que a propagação vegetativa é mais eficiente para criar variedades novas.
d. A propagação reprodutiva utiliza órgãos vegetativos das plantas, produzindo plantas que são geneticamente diferentes da planta-mãe, enquanto a propagação vegetativa é baseada na formação de sementes a partir da fecundação.
e. Na propagação vegetativa, as plantas são produzidas exclusivamente por sementes, enquanto na propagação reprodutiva, as novas plantas são formadas através do crescimento de partes vegetativas.

Mais conteúdos dessa disciplina