Buscar

Qual a distinção ideológica entre os Velhos Helegianos e os Jovens Hegelianos ?

E, os jovens hegelianos são os chamados pós-hegelianos? ou os pós-hegelianos são tanto os velhos como os jovens, hegelianos?

💡 1 Resposta

User badge image

Amanda Lima

São a "direita hegeliana" e a "esquerda hegeliana". Depois que o Hegel morreu ficou meio que uma polêmica sobre o que ele tinha escrito, daí foi formado dois grupos de alunos dele, que é a direita hegeliana (velhos hegelianos) e os da esquerda hegeliana (jovens hegelianos).

No livro que eu to lendo, "O Jovem Marx" do Celso Frederico, ele diz que a direita enfatiza o sistema de Hegel como realidade consumada mesmo, e eles defendiam a monarquia prussiana. Já a galera da esquerda (que era o Marx, o Engels, o Ruge, o Feuerbach, o Cieszkówski, o Hess, o Bauer e outros) negavam o sistema filosófico geral do Hegel mas se utilizavam do método dialético e daí procurava argumento pra ir contra a monarquia prussiana. 

"A esquerda hegeliana recorria ao caráter negativo da dialética para argumentar que o movimento ininterrupto da Ideia nunca cessa e, portanto, em sua marcha ascendente, superaria o presente, negaria o Estado prussiano monárquico, anunciaria os novos tempos." FREDERICO, Celso; O jovem Marx. Expressão Popular, São Paulo: 2009. p. 19

Recomendo o livro, explica tudo e bem direitim :D

Ajudei?

7
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais