Buscar

O que é o ESTADO DE DIREITO?

💡 2 Respostas

User badge image

Alysson Ribeiro

Estado pautado em leis, normas e princípios. É o Estado que para existir deve ter uma sociedade politicamente organizada, sobre um território, exercendo sua soberania e visando o bem comum da coletividade. Também é pressuposto do D. administrativo, segundo Matheus Carvalho, o Estado cria suas leis para regular a vida em sociedade, garantindo direitos a colectividade e limites de atuação do Estado. Não obstante, o papel da CF/88 é de suma importância para o Estado de Direito existir, pois é ela quem vai definir os limites e funções estatais e as garantias individuais, para que não exista abusos.
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Referindo-se ao Estado de Direito, o Professor Bernardo Gonçalves Fernandes ensina:

“Seu surgimento está ligado à ideia de limitação ao arbítrio os reis, marcando, desde a Magna Carta de 1215, uma dimensão processual – ou seja, o Estado deve se submeter a procedimentos legais e previamente fixados. Em seguida, absorveu a ideia de que as leis e os costumes deveriam compor a ordem jurídica, não abrindo espaço para arbítrios por parte do monarca. Por fim, essa noção ainda significa historicamente o dever do Executivo de se submeter a todos os atos do Parlamento (doutrina do ‘King in Parliament’). Além disso, na tradição dos EUA, muito se discutiu e assinalou a noção de ‘always under law’. Aqui, há um destaque na ideia de Estado de Direito do movimento constitucionalista e de sua defesa dos direitos e liberdades fundamentais. Tais liberdades estão inscritas na ordem constitucional como lógica inerente à ordem constituional. Além disso, afirma que há um dever de publicação das razões públicas que conduzem a qualquer decisão institucional, a fim de que estas possam não apenas compor o núcleo de conhecimento dos cidadãos/eleitores, como ainda sua esfera de aprovabilidade.”

(Curso de Direito Constitucional, 9ª Ed. Pg. 298)

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais