Logo Passei Direto
Buscar
Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, no componente curricular da Educação Física, há seis unidades temáticas: brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, práticas corporais de aventuras e lutas. Todas essas práticas podem ser objetos de estudo em qualquer etapa de ensino, contudo a BNCC apresenta sugestões de como este conteúdo pode ser abordado em cada etapa do ensino. Acerca deste conteúdo assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) No organizador curricular, as lutas são propostas a partir do 3º ano do ensino fundamental.
( ) No 6º e 7º anos do ensino fundamental os objetos de conhecimento são as Lutas do Mundo.
( ) Dentre as habilidades a serem desenvolvidas no conteúdo de lutas no 8º e 9º anos do ensino fundamental está discutir as transformações históricas e o processo de esportivização das modalidades estudadas.
( ) Entre os 3º e 5º ano do ensino fundamental entre os objetos de conhecimento estão as lutas de matriz indígena e africana.
( ) Nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, os objetos de conhecimento para esta fase são as lutas regionais.
Assinale a alternativa correta:
a. V-F-V-V-F
b. V-F-V-F-F
c. V-V-F-F-V
d. F-V-F-F-V
e. F-F-V-V-V
User badge image
EducaFit

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no componente curricular de Educação Física: ( ) No organizador curricular, as lutas são propostas a partir do 3º ano do ensino fundamental. É verdadeira (V). A BNCC sugere que as lutas sejam introduzidas a partir do 3º ano do ensino fundamental. ( ) No 6º e 7º anos do ensino fundamental os objetos de conhecimento são as Lutas do Mundo. É falsa (F). Nos 6º e 7º anos, o foco é mais amplo e não se limita apenas às lutas do mundo, mas sim a uma variedade de práticas corporais. ( ) Dentre as habilidades a serem desenvolvidas no conteúdo de lutas no 8º e 9º anos do ensino fundamental está discutir as transformações históricas e o processo de esportivização das modalidades estudadas. É verdadeira (V). Essa afirmação está correta, pois a BNCC propõe que os alunos discutam esses aspectos nas aulas de lutas. ( ) Entre os 3º e 5º ano do ensino fundamental entre os objetos de conhecimento estão as lutas de matriz indígena e africana. É falsa (F). Embora as lutas de matriz indígena e africana sejam importantes, a BNCC não especifica que elas sejam os únicos objetos de conhecimento para essa faixa etária. ( ) Nos 1º e 2º anos do ensino fundamental, os objetos de conhecimento para esta fase são as lutas regionais. É verdadeira (V). A BNCC sugere que as lutas regionais sejam abordadas nessa fase. Agora, organizando as respostas: V - F - V - F - V. Portanto, a alternativa correta é: a. V-F-V-F-V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Sumô profissional não há divisão de categorias, ou seja, todos participantes competem no adulto absoluto, sem limite de peso. Entretanto, em lutas amadoras foi adotado pela Confederação Brasileira de Sumô categorias com objetivo de equilibrar a disputa.
Frente a isso, assinale a alternativa correta que corresponde às características dessas categorias:
a. Há uma divisão entre dez categorias, sendo elas, mirim, infantil e juvenil (separados por idade, peso e sexo). Junior leve, Junior médio, Junior pesado, adulto leve, adulto médio e adulto pesado (separado por sexo e peso) e por fim, adulto absoluto, onde não há limite de peso.
b. Há uma divisão entre dez categorias, sendo elas, mirim, infantil e juvenil (separados apenas por idade). Junior leve, Junior médio, Junior pesado, adulto leve, adulto médio e adulto pesado (separado por sexo e peso) e por fim, adulto absoluto, onde não há limite de peso.
c. Há uma divisão entre dez categorias, sendo elas, mirim, infantil e juvenil (separados apenas por idade). Junior leve, Junior médio, Junior pesado, adulto leve, adulto médio e adulto pesado (separado somente por peso) e por fim, adulto absoluto, onde não há limite de peso.
d. Há uma divisão entre dez categorias, sendo elas, mirim, infantil e juvenil (separados apenas por idade). Junior leve, Junior médio, Junior pesado, adulto leve, adulto médio e adulto pesado (separado por sexo e peso) e por fim, adulto absoluto, onde o limite de peso é até 200 kg.
e. Há uma divisão entre dez categorias, sendo elas, mirim, infantil e juvenil (separados apenas por idade e peso). Junior leve, Junior médio, Junior pesado, adulto leve, adulto médio e adulto pesado (separado por sexo e peso) e por fim, adulto absoluto, onde não há limite de peso.

Em relação ao processo histórico do Boxe,
Analise e assinale a alternativa correta:
a. Historicamente não há data ou indício da criação dessa modalidade, tudo indica que ele evoluiu de formas rudimentares de luta com as mãos, praticadas por diferentes culturas em regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia. No Brasil, o Boxe foi trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, que foi enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation. A primeira luta de Boxe oficial aconteceu em 1913, em São Paulo, entre um ex-boxeador profissional e um atleta de remo, e a partir daí o esporte começou a se popularizar no Brasil.
b. Historicamente não há data ou indício da criação dessa modalidade, tudo indica que ele evoluiu de formas rudimentares de luta com as mãos, praticadas por diferentes culturas em regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia. No Brasil, o Boxe chegou no final do século XX com marinheiros europeus que desembarcaram no porto de Santos e no Rio de Janeiro. A primeira luta de Boxe oficial aconteceu em 1913, em São Paulo, entre um ex-boxeador profissional e um atleta de remo, e a partir daí o esporte começou a se popularizar no Brasil.
c. Acredita-se que a origem dessa modalidade data de mais de 4000 anos, tudo indica que ele evoluiu de formas rudimentares de luta com as mãos, praticadas por diferentes culturas em regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia. No Brasil, o Boxe foi trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, que foi enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation. A primeira luta de Boxe oficial aconteceu em 1913, em São Paulo, entre um ex-boxeador profissional e um atleta de remo, e a partir daí o esporte começou a se popularizar no Brasil.
d. Historicamente não há data ou indício da criação dessa modalidade, tudo indica que ele evoluiu de formas rudimentares de luta com as mãos, praticadas por diferentes culturas em regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia. No Brasil, o Boxe chegou no final do século XIX com marinheiros europeus que desembarcaram no porto de Santos e no Rio de Janeiro. A primeira luta de Boxe oficial aconteceu em 1913, em São Paulo, entre um ex-boxeador profissional e um atleta de remo, e a partir daí o esporte começou a se popularizar no Brasil.
e. Acredita-se que a origem dessa modalidade data de mais de 4000 anos, tudo indica que ele evoluiu de formas rudimentares de luta com as mãos, praticadas por diferentes culturas em regiões da Europa, Mediterrâneo e Ásia. No Brasil, o Boxe chegou no final do século XIX com marinheiros europeus que desembarcaram no porto de Santos e no Rio de Janeiro. A primeira luta de Boxe oficial aconteceu em 1913, em São Paulo, entre um ex-boxeador profissional e um atleta de remo, e a partir daí o esporte começou a se popularizar no Brasil.

O boxe chegou ao Brasil no final do século XIX e sua primeira competição oficial ocorreu em 1913 em São Paulo.
Frente a isso, assinale a alternativa correta que se refere à presença do Boxe nas Olimpíadas.
a. A primeira competição nos Jogos Olímpicos ocorreu a partir de 1925, visto que antes era um esporte proibido. Atualmente o Boxe olímpico conta com dez categorias para homens e três para as mulheres, que só puderam começar a fazer parte dos jogos em 2012. A idade máxima dos atletas para disputar dessa modalidade nos Jogos Olímpicos é de 34 anos.
b. A primeira competição nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1904, envolvendo sete categorias. Atualmente o Boxe olímpico conta com dez categorias para homens e sete para as mulheres, que só puderam começar a fazer parte dos jogos em 2012. A idade máxima dos atletas para disputar dessa modalidade nos Jogos Olímpicos é de 34 anos.
c. A primeira competição nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1904, envolvendo sete categorias. Atualmente o Boxe olímpico conta com dez categorias para homens e três para as mulheres, que só puderam começar a fazer parte dos jogos em 2008. A idade máxima dos atletas para disputar dessa modalidade nos Jogos Olímpicos é de 34 anos.
d. A primeira competição nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1904, envolvendo sete categorias. Atualmente o Boxe olímpico conta com sete categorias para homens e três para as mulheres, que só puderam começar a fazer parte dos jogos em 2012. A idade máxima dos atletas para disputar dessa modalidade nos Jogos Olímpicos é de 34 anos.
e. A primeira competição nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1904, envolvendo sete categorias. Atualmente o Boxe olímpico conta com dez categorias para homens e três para as mulheres, que só puderam começar a fazer parte dos jogos em 2012. A idade máxima dos atletas para disputar dessa modalidade nos Jogos Olímpicos é de 34 anos.

Mais conteúdos dessa disciplina