Logo Passei Direto
Buscar
Desde a antiguidade, legiões de eruditos, romancistas, poetas, filósofos, artistas ou meros sonhadores fantasiaram sobre um lugar abençoado onde todo o conhecimento humano, todos os livros do mundo ficariam disponíveis, no caso, uma biblioteca. E para um controle das informações e do conhecimento, utilizouse duas fontes para essa função.

Assinale a alternativa que apresenta as duas fontes utilizadas para o controle da documentação e livros na antiguidade.
a. pintura e CD-ROM
b. internet e diretório
c. índice e glossário
d. mapas e gravuras
e. bibliografias e catálogos
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos considerar quais fontes eram utilizadas para o controle da documentação e dos livros na antiguidade. Analisando as alternativas: a) pintura e CD-ROM - CD-ROM é uma tecnologia moderna, não se aplica à antiguidade. b) internet e diretório - A internet é uma invenção contemporânea, portanto, não se aplica. c) índice e glossário - Embora sejam ferramentas úteis, não eram especificamente fontes de controle na antiguidade. d) mapas e gravuras - Mapas e gravuras são representações visuais, mas não são fontes de controle de documentação. e) bibliografias e catálogos - Bibliografias e catálogos são ferramentas clássicas de organização e controle de livros e documentos, utilizadas desde a antiguidade. A alternativa que melhor representa as duas fontes utilizadas para o controle da documentação e livros na antiguidade é: e) bibliografias e catálogos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A necessidade de organização e sistematização do conhecimento se tornou cada vez mais relevante. Desde a invenção da imprensa, o controle bibliográfico tem sido desenvolvido pelos profissionais da informação, por meio de processamento técnico.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Controle Bibliográfico Universal:
a. é um programa com objetivos de longo alcance e cujas atividades levam à formação de uma rede universal de controle e intercâmbio de informações bibliográficas, de modo a tornar prontamente disponíveis, com rapidez e de forma universalmente compatível, os dados bibliográficos básicos de todas as publicações editadas em todos os países
b. é um software de busca em que se utiliza os operadores booleanos com o objetivos de eficácia no resultados da pesquisa pela busca de assuntos indexados, catalogados e classificados pela Classificação Decimal de Dewey (CDD) para fontes impressas.
c. é um catálogo de bibliotecas onde estão organizadas as obras raras de uma unidade de informação, com o número de chamada de acordo com a tabela Cutter, a classificação dos assuntos de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU) e a catalogação padronizada de acordo com o Formato MARC.
d. é uma legislação brasileira onde são deferidos todos os exemplares para uma atividade científica, identificada de acordo com o Identificador de Objeto Digital (DOI), que é um identificador único, que geralmente é composto por letras e números e identifica um artigo científico e livros na internet.
e. é um conjunto de ações realizadas por um profissional da informação referente às obras de referência, como guias, diretórios, enciclopédias, manuais e literatura cinzenta, que são obras de empréstimos rápidos não podendo sair da unidade de Informação ou Biblioteca, devido ao regulamento de cada biblioteca.

Mais conteúdos dessa disciplina