Logo Passei Direto
Buscar
Em um romance é analisado muito mais do que foco narrativo e narrador. A ação do enredo é estudada a partir da história e do discurso que compõem a obra. O crítico Alfredo Bosi estudou as tensões presentes no gênero romance e as classificou de acordo com suas características. Leia atentamente as sentenças a seguir escolha entre (V) para verdadeiro ou (F) para falso se as características do romance estão corretas.
( ) Tensão mínima: há conflito em questões de contestação verbal e/ou sentimental.
( ) Tensão crítica: no começo, o herói da narrativa se opõe ao meio social e a sua natureza de maneira aflitiva, mas durante o enredo concorda com o lado que se opunha.
( ) Tensão interiorizada: o herói trata o conflito da obra de maneira objetiva, se dispondo a enfrentá-lo pela ação presente no enredo.
( ) Tensão transfigurada: o herói tem por objetivo superar o conflito do enredo, qual existe pela mutação mística ou metafísica da realidade.
A sequência correta é:
a) F-V-F-V
b) V-V-F-F
c) F-V-F-F
d) V-F-F-V
e) V-V-F-V
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre as tensões no gênero romance, conforme estudado por Alfredo Bosi: ( ) Tensão mínima: há conflito em questões de contestação verbal e/ou sentimental. É verdadeira (V). A tensão mínima refere-se a conflitos que não são profundos, mas que podem envolver discussões ou desentendimentos emocionais. ( ) Tensão crítica: no começo, o herói da narrativa se opõe ao meio social e a sua natureza de maneira aflitiva, mas durante o enredo concorda com o lado que se opunha. É falsa (F). A tensão crítica geralmente envolve a luta do herói contra as forças sociais, mas não necessariamente termina em concordância; muitas vezes, o herói pode permanecer em conflito. ( ) Tensão interiorizada: o herói trata o conflito da obra de maneira objetiva, se dispondo a enfrentá-lo pela ação presente no enredo. É falsa (F). A tensão interiorizada refere-se a conflitos que são mais psicológicos e internos, onde o herói pode não agir de forma objetiva, mas sim refletir sobre suas emoções e dilemas. ( ) Tensão transfigurada: o herói tem por objetivo superar o conflito do enredo, qual existe pela mutação mística ou metafísica da realidade. É verdadeira (V). A tensão transfigurada envolve a transformação do herói e a superação de conflitos através de mudanças profundas, muitas vezes de natureza mística ou metafísica. Portanto, a sequência correta é: a) F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Jorge de Sá ressalta que entre os componentes literários da crônica encontra-se o coloquialismo elaborado. De acordo com o autor, o que é o coloquialismo elaborado?
a ) É a característica da pronúncia aparentemente desestruturada, na qual o texto mantém a estrutura linguística da oralidade e também apresenta vocabulário comum à escrita.
b ) É a expressão da fala por meio de representação corporal, uma mescla entre literatura e teatro.
c ) É a característica da fala aparentemente erudita que apresenta um vocabulário de acordo com as normas gramaticais.
d ) É a representação da oralidade regionalista que apresenta a variação linguística específica da região retratada.
e ) É a caracterização da linguagem popular na escrita, reproduzindo, fidedignamente, cada traço da fala popular, sem proximidade com o vocabulário escrito.

Analise as definições a seguir sobre a gênese e as características do gênero épico e classifique-as:
A sequência correta é:
I. Texto criado por um único poeta, como por exemplo a obra Divina comédia, de Dante Alighieri.
II. Surge de maneira espontânea, porém sua autoria continua anônima, como por exemplo a epopeia Canção de Rolando.
III. Personagens heroicos tidos como ridículos, tratam a rotina como assunto importante por meio de tom elevado; um exemplo dessa categoria é o poema do autor Paul Scarron, Eneida travestida.
A) I. Epopeia natural, folclórica ou primitiva; II. Epopeia herói-cômica; III. Epopeia erudita ou artificial.
B) I. Epopeia erudita ou artificial; II. Epopeia herói-cômica; III. Epopeia natural, folclórica ou primitiva.
C) I. Epopeia natural, folclórica ou primitiva; II. Epopeia erudita ou artificial; III. Epopeia herói-cômica.
D) I. Epopeia herói-cômica; II. Epopeia natural, folclórica ou primitiva; III. Epopeia erudita ou artificial.
E) I. Epopeia erudita ou artificial; II. Epopeia natural, folclórica ou primitiva; III. Epopeia herói-cômica.

Mais conteúdos dessa disciplina