Logo Passei Direto
Buscar

Qual é a definição de assimilação segundo Piaget?

User badge image
Praticando Para o Saber

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A assimilação, segundo Piaget, é o processo pelo qual uma pessoa incorpora novas informações ou experiências em esquemas mentais já existentes. Em outras palavras, é a maneira como as crianças (e os adultos) integram novas informações ao que já sabem, sem alterar significativamente seus esquemas. Esse processo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois permite que os indivíduos compreendam e interpretem o mundo ao seu redor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Julgue as alternativas abaixo e assinale a opção correta em seguida:
I. É essencial na teoria de Vygotsky a compreensão de que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, é um processo contínuo e está intrinsecamente ligada às relações sociais. II. Para lidar com a aprendizagem das crianças, na concepção sócio histórica, é preciso se atentar não apenas para o que ela realiza sozinha, mas para o que faz com ajuda, pistas e orientação de alguém mais habilidoso na tarefa a ser realizada. III. A criança passa a ser social com o desenvolvimento, logo, não é um ser social desde que nasce. IV. É a partir da mediação simbólica que ocorrem as funções mentais superiores, e consequentemente o aprendizado. Os signos auxiliam os processos psicológicos organizando-os, também oferecem suporte concreto para a ação do homem no mundo.
I. É essencial na teoria de Vygotsky a compreensão de que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, é um processo contínuo e está intrinsecamente ligada às relações sociais.
II. Para lidar com a aprendizagem das crianças, na concepção sócio histórica, é preciso se atentar não apenas para o que ela realiza sozinha, mas para o que faz com ajuda, pistas e orientação de alguém mais habilidoso na tarefa a ser realizada.
III. A criança passa a ser social com o desenvolvimento, logo, não é um ser social desde que nasce.
IV. É a partir da mediação simbólica que ocorrem as funções mentais superiores, e consequentemente o aprendizado. Os signos auxiliam os processos psicológicos organizando-os, também oferecem suporte concreto para a ação do homem no mundo.
Todas as alternativas são verdadeiras.

Mais conteúdos dessa disciplina