Buscar

Qual a relação de direito e economia?

conceituar, deixar claro a relação

💡 2 Respostas

User badge image

Marilia Dayrel

A Economia aplica a sua teoria geral, em grande medida, a conceitos abstratos – propriedade, comércio, empresas, capital, trabalho. Grande parte daquilo com que os advogados e professores de direito fazem envolve alguma relação com os mesmos conceitos, mas em sua encarnação no mundo real.

Um economista pode falar sobre alguém que possua um pedaço de terra e supor que esse é o fim da questão. Ao lidar com a questão da propriedade, um advogado é levado a enfrentar o fato de que a propriedade da terra não é um conceito simples.

Direito e Economia
-2 perspectivas de encarar a mesmarealidade/duas disciplinas complementares.O que têm em comum: Têm por objecto comportamentos humanos e relações sociais:- a Economia, preocupando-se directamente com os fenómenoseconómicos em si mesmos, aponta para a solução que conduza aomáximo de utilidade;- o Direito, contemplando esses fenómenos económicos atravésdos direitos e obrigações que o seu desenvolvimento implica, procuraa solução mais justa.
 
Fonte: Internet hahaha não sou tão inteligente.
3
Dislike0
User badge image

Rafaela Sump

A relacao entre as disciplinas podem ser vistas em varias questoes, pois os sistemas juridicos ocasionam reflexos nos fatores que determinam o desempenho economico, e qt aos temas que possuem efeitos socioeconomicos, logo mostra-se oportuna a abordagem interdisciplinar na qual propicia a eficiencia economica e o desenvolvimento social.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O direito e a economia interagem de muitas maneiras. Enquanto o direito privado auxilia indivíduos e grupos dispostos a entrar em acordos em um mercado livre, o direito público busca corrigir os resultados de um sistema de livre mercado por meio de economistas e economistas sociais, eles devem ser informados sobre o ambiente legal no qual as atividades econômicas devem ser conduzidos, enquanto os advogados devem estar cientes dos efeitos econômicos das regras legais atuais e do resultado esperado sob um regime legal diferente.


Essa junção de direito e economia mescla duas das construções sociais fundamentais da sociedade em um único assunto, permitindo um estudo multifacetado de problemas significativos que existem em cada assunto. Além disso, quando direito e economia trabalham em conjunto, suas análises econômicas buscam explicar o comportamento dos legisladores, promotores, juízes e burocratas.  


Se os efeitos das divergentes normas legais e instituições forem conhecidos, o analista normativo será capaz de discernir regras eficientes daquelas que são ineficientes e formular propostas de reforma para aumentar a eficiência da lei. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais