Buscar

o mármore é um elemento ou um composto

💡 1 Resposta

User badge image

sergio almeida

Um composto, carbono, calcio
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O mármore é uma rocha resultante do metamorfismo de rochas carbonatadas sedimentares , mais comumente rocha calcária ou dolomita . O metamorfismo causa uma recristalização variável dos grãos minerais carbonatados originais. A rocha de mármore resultante é tipicamente composta de um mosaico interligado de cristais de carbonato . Texturas sedimentares primárias e estruturas da rocha carbonatada original foram tipicamente modificadas ou destruídas. Mármore branco puro é o resultado do metamorfismo de um protólito muito puro ou dolomita.

Os redemoinhos e veios característicos de muitas variedades de mármore coloridos são geralmente devidos a várias impurezas minerais, como argila , silte , areia , óxidos de ferro ou sílex, que estavam originalmente presentes como grãos ou camadas no calcário. A coloração verde é muitas vezes devida à serpentina resultante de calcário ou dolostona originalmente rico em magnésio com impurezas de sílica . Estas várias impurezas foram mobilizadas e recristalizadas pela intensa pressão e calor do metamorfismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais