Logo Passei Direto
Buscar
Como elemento que compõe o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação é uma estratégia didática que deve estar articulada à proposta curricular, às metodologias, ao modelo de planejamento e gestão, à formação inicial e continuada dos docentes e demais profissionais da educação, bem como ao regimento escolar das escolas e ter seus fundamentos e procedimentos definidos:
A - pela direção
B - pelo professor
C - no diário de classe
D - no Projeto Político Pedagógico
User badge image
Progresso com Exercícios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos entender o papel da avaliação no contexto educacional e como ela deve ser integrada ao processo de ensino e aprendizagem. A avaliação deve estar alinhada com a proposta curricular e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que é um documento que orienta as práticas educativas e define os objetivos, as metodologias e as formas de avaliação. Analisando as alternativas: A - pela direção: Embora a direção tenha um papel importante, a avaliação deve ser mais abrangente e não apenas definida por ela. B - pelo professor: O professor tem um papel fundamental na avaliação, mas ela deve estar articulada a um contexto mais amplo. C - no diário de classe: O diário de classe é uma ferramenta de registro, mas não é onde se definem os fundamentos e procedimentos da avaliação. D - no Projeto Político Pedagógico: Esta opção é a mais correta, pois o PPP é o documento que orienta a prática educativa e deve incluir os fundamentos e procedimentos da avaliação. Portanto, a alternativa correta é: D - no Projeto Político Pedagógico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base nas informações do texto e a respeito da didática na Pedagogia Tradicional, assinale a alternativa correta.
A - Na Pedagogia Tradicional a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. Às vezes, são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral.
B - Na Pedagogia Tradicional a Didática é uma disciplina não normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor, que expõe e interpreta a matéria. Às vezes, são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações e exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral.
C - A Didática da Pedagogia Tradicional é entendida como “direção da aprendizagem”, considerando o aluno como o sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimento e experiências.
D - A Pedagogia Tradicional atribui grande importância à didática, cujo objeto de estudo é o processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem. As ações de ensinar e aprender formam uma unidade, mas cada uma tem a sua especificidade. A didática tem como objetivo a direção do processo de ensinar, tendo em vistas finalidades sociopolíticas e pedagógicas e as condições e meios formativos; tal direção, entretanto, converge para promover e autoatividade dos alunos, a aprendizagem.

Mais conteúdos dessa disciplina