Buscar

Em recurso de apelação crime o advogado perde o prazo para apresentar as razões. Como deverá o magistrado proceder?

💡 3 Respostas

User badge image

Concurseiro Araujo

De acordo com o posicionamento de 2012 do STJ, o recurso criminal interposto não poderá ser apreciado pelo tribunal superior sem suas respectivas razões. Assim, o réu deverá ser intimado para constituir novo advogado. Mantendo-se inerte o réu, ser-lhe-á nomeado defensor público ou advogado dativo. Caso esse procedimento não seja feito, haverá nulidade.

DIREITO PROCESSUAL PENAL. APELAÇÃO DA DEFESA POR TERMO NOS AUTOS COM PEDIDO DE POSTERIOR JUNTADA DAS RAZÕES. OBRIGATORIEDADE DE JUNTADA DAS RAZÕES.

É nulo o julgamento de recurso de apelação da defesa manifestado por termo na hipótese em que as razões não foram apresentadas, a despeito do pedido formulado para juntada destas na instância superior, nos termos do art. 600, § 4º, do CPP. No modelo penal garantista hoje vigente, não se concebe a possibilidade de um recurso de apelação ser apreciado sem que se apresentem as razões (ou contrarrazões) da defesa. Caso não sejam expostas as razões de apelação, deve-se intimar o réu para que indique novo advogado. Se o réu permanecer inerte, deverá ser nomeado defensor público ou advogado dativo para apresentar as razões do recurso. Precedentes citados: HC 225.292-MG, DJe 15/2/2012; HC 71.054-SC, DJ 10/12/2007, e REsp 279.170-RO, DJ 19/12/2002. HC 137.100-SE, Rel. Min. Og Fernandes, julgado em 2/10/2012.

 

1
Dislike0
User badge image

Lariane Colman da Silva

Araujo meu pensamento era bem esse mesmo, mas não sabia como expressar, muito obrigado!

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O magistrado segundo a doutrina deve nomear um defensor dativo para apresentar as razões para o réu, pois caso contrário haveria uma deficiência da defesa que poderia causar uma nulidade processual, desse modo, a nomeação de um novo defensor e a devolução do prazo recursal seria uma opção a ser feita. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais