Logo Passei Direto
Buscar
Você se considera uma pessoa consumista? Já parou para pensar se o que você consome é por necessidade mesmo? Nós vivemos em um sistema econômico, social, político, histórico e cultural chamado de Capitalismo.
Neste sentido, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Quintaneiro (2009), Marx ao escrever seu livro: “O capital” (2011), defendeu que no sistema capitalista o homem, assim como todas as coisas a serem consumidas, se tornava uma Mercadoria.
II. O que, na verdade, Marx falava era que a gente “se vende” por um valor no capitalismo e o que recebemos determina a maneira como consumimos algo e qual a importância disso para o meio que estamos inseridos.
III. Hoje através das mídias sociais e a vivência em uma sociedade em rede temos nos deparado com um novo tipo de consumo, aquele que é incentivado pelas próprias pessoas, como os digitais influencers, artistas que fazem o tempo todo propaganda em suas redes sociais.
IV. Na sociedade de consumidores, todos podem se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria.
a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. l, ll, lll e lV estão corretas.
e. Apenas I, II e III estão corretas.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Segundo Quintaneiro (2009), Marx ao escrever seu livro: “O capital” (2011), defendeu que no sistema capitalista o homem, assim como todas as coisas a serem consumidas, se tornava uma Mercadoria. Verdadeiro, essa afirmativa reflete a ideia de Marx sobre a mercantilização do ser humano no capitalismo. II. O que, na verdade, Marx falava era que a gente “se vende” por um valor no capitalismo e o que recebemos determina a maneira como consumimos algo e qual a importância disso para o meio que estamos inseridos. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois aborda a relação entre trabalho, valor e consumo no capitalismo. III. Hoje através das mídias sociais e a vivência em uma sociedade em rede temos nos deparado com um novo tipo de consumo, aquele que é incentivado pelas próprias pessoas, como os digitais influencers, artistas que fazem o tempo todo propaganda em suas redes sociais. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois reflete a realidade atual do consumo influenciado por mídias sociais e influenciadores. IV. Na sociedade de consumidores, todos podem se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria. Falso, essa afirmativa é problemática, pois na lógica do capitalismo, muitas vezes, as pessoas são tratadas como mercadorias antes de se tornarem sujeitos plenos. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os autores contemporâneos das Ciências Sociais e, em especial, da Sociologia, assim como, Zygmunt Bauman e seu conceito de Modernidade Líquida. Pierre Bourdieu também se diferenciou para compreender as relações sociais com a ajuda do pensamento clássico, mas também para além dele.
Assim, baseado na linha de pensamento de Bourdieu, analise as afirmativas abaixo:
I. O que chamava a atenção do autor eram as crenças, os comportamentos realizados pela coletividade e muitas vezes impostos por instituições sociais como Família, Igreja, Escola e Estado.
II. Vale ressaltar ainda que, para ser ciência, é muito importante que seu objeto e o seu método de estudo possam ser compreendidos de maneira clara. E foi exatamente essa clareza que Pierre Bourdieu propôs para a compreensão da sociedade.
III. Segundo Carvalho (2003) ao analisarmos a teoria de Bourdieu é preciso entender que ela coloca como uma problemática a mediação entre a sociedade e o agente social, rompendo com a separação entre dois tipos de conhecimento tidos como polares e antagônicos: o objetivismo e a fenomenologia.
IV. Bourdieu propõe articular dialeticamente o ator e a estrutura social, ou seja, o desenvolvimento de uma abordagem de conhecimento denominada de praxiológica em que, ao mesmo tempo que entende as relações de maneira objetivas reconhece as disposições estruturadas em que as atualizam, mantém e as reproduz.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. l, ll, lll e lV estão corretas.
e. Apenas III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina