Logo Passei Direto
Buscar
Muitas dessas técnicas eram provenientes da Microbiologia, Bioquímica, Imunologia e Genética Microbiana e permitiram que a molécula de DNA ganhasse um novo enfoque. A partir daí tornaram o DNA mais fácil de ser analisado, possibilitando o isolamento de regiões específicas da molécula, obtê-las em grandes quantidades e determinar a sua sequência numa velocidade de milhares de nucleotídeos por dia.
De acordo com o texto, estas descobertas foram decisivas e de fundamental importância, pois anunciam:
a. as descobertas genéticas envolvendo o cotidiano das pessoas, os quais envolvem hábitos relacionados ao excesso de bebidas alcoólicas e uso do cigarro ao DNA.
b. o nascimento de uma área de pesquisa, correspondendo á Tecnologia do DNA Recombinante, a qual contribuiu para o surgimento de organismos geneticamente modificados.
c. um dos maiores avanços da Ciência no século passado correspondendo ao Projeto Genoma Humano, em que o DNA foi decodificado e todos os genes mapeados para acúmulo de conhecimento.
d. a importância do DNA para todas as áreas da Biologia, permitindo a maior visibilidade de células e genes em pesquisas sobre a cura do câncer.
e. a descoberta da tecnologia do DNA recombinante, em que tem a função de mapear o genoma humano a fim de localizar genes causadores de doenças letais.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto do texto que fala sobre técnicas que facilitaram a análise do DNA e o isolamento de regiões específicas. a) As descobertas genéticas envolvendo o cotidiano das pessoas, os quais envolvem hábitos relacionados ao excesso de bebidas alcoólicas e uso do cigarro ao DNA. - Esta opção não se relaciona diretamente com as técnicas mencionadas no texto. b) O nascimento de uma área de pesquisa, correspondendo à Tecnologia do DNA Recombinante, a qual contribuiu para o surgimento de organismos geneticamente modificados. - Esta opção está alinhada com a ideia de que as técnicas mencionadas permitiram um novo enfoque no DNA e estão diretamente relacionadas à tecnologia do DNA recombinante. c) Um dos maiores avanços da Ciência no século passado correspondendo ao Projeto Genoma Humano, em que o DNA foi decodificado e todos os genes mapeados para acúmulo de conhecimento. - Embora o Projeto Genoma Humano seja um grande avanço, o texto não menciona especificamente esse projeto. d) A importância do DNA para todas as áreas da Biologia, permitindo a maior visibilidade de células e genes em pesquisas sobre a cura do câncer. - Esta opção fala sobre a importância do DNA, mas não se relaciona diretamente com as técnicas mencionadas. e) A descoberta da tecnologia do DNA recombinante, em que tem a função de mapear o genoma humano a fim de localizar genes causadores de doenças letais. - Embora mencione a tecnologia do DNA recombinante, a parte sobre mapear o genoma humano para localizar genes causadores de doenças letais não é o foco principal do texto. Após essa análise, a alternativa que melhor se encaixa no contexto do texto é: b) o nascimento de uma área de pesquisa, correspondendo à Tecnologia do DNA Recombinante, a qual contribuiu para o surgimento de organismos geneticamente modificados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes. Os pacientes são geralmente jovens, em especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.
De acordo com as informações sobre da imagem, avalie as informações a seguir sobre a Esclerose Múltipla:
I. A esclerose múltipla é uma doença mental, pois está relacionada ao sistema nervoso central e ao funcionamento dos neurônios.
II. A esclerose múltipla é uma doença que não possui cura, mas há tratamentos que atenuam os sintomas e progresso da doença.
III. A esclerose múltipla é uma doença contagiosa, podendo ser passada por gerações de pai para filho.
IV. A esclerose múltipla pode ser prevenida, se as pessoas mantiverem uma rotina adequada de exercícios físicos e uma alimentação saudável.
a. A afirmativa II está correta.
b. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
c. As afirmativas I e II estão corretas.
d. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
e. A afirmativa I está correta.

“A clonagem é o processo utilizado para criar uma réplica geneticamente exata de uma célula, tecido ou organismo. O resultado da clonagem, que tem a mesma composição genética do original, é chamado de clone. (...) O termo clone tem origem etimológica na palavra grega klon, que quer dizer broto de um vegetal, e foi citado pela primeira vez no início dos anos 1900, pelo botânico norte-americano Herbert J. Webber, para descrever uma colônia de organismos derivados de um único progenitor através de reprodução assexuada”.
A respeito das informações sobre clonagem presente no texto, marque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) A reprodução de bactérias, pelo método de divisão binária pode ser considerada um tipo de clonagem.
( ) O primeiro caso de uma clonagem assistida de mamífero foi feita com a ovelha Dolly, na década de 90.
( ) A clonagem só pode ser feitas em organismos animais. Os vegetais não possuem essa característica.
( ) Gêmeos uni vitelínicos, formam-se da divisão de um óvulo já fecundado, sendo assim considerados clones.
( ) A clonagem é uma técnica polêmica devido ás suas aplicações éticas com relação a clonagem humana.
a. F – V – V – V – F
b. V – V – F – V – V
c. V – V – F – V – F
d. V – F –V – V – V
e. V – V – V – V – V

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano. Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes. Elas não possuem cura, mas os sintomas são controlados com tratamentos a base de medicamentos ou atividades como a fisioterapia.
Assinale a alternativa que contenha um exemplo de uma doença autoimune.
a. Gripe.
b. AIDS.
c. Dengue.
d. Esclerose múltipla.
e. Diabetes.

Organismos geneticamente modificados ou transgênicos são definidos como toda entidade biológica cujo material genético (ADN/ARN) foi alterado por meio de qualquer técnica de engenharia genética, de uma maneira que não ocorreria naturalmente. A tecnologia permite que genes individuais selecionados sejam transferidos de um organismo para outro, inclusive entre espécies não relacionadas. Esses métodos são utilizados com o objetivo de gerar produtos de interesse para os seres humanos.
De acordo com a imagem, assinale a alternativa que contenha o objetivo final desse processo para os seres humanos.
a. Produção de insulina por um Plasmídeo transgênico.
b. Produção de um hormônio de crescimento para crianças raquíticas.
c. Produção de anticorpos contra uma determinada doença.
d. Isolamento de gene deletério em uma família.
e. Produção de uma proteína responsável pela digestão da celulose.

Mais conteúdos dessa disciplina