Buscar

transtornos globais de desenvolvimento

1) São consideradas as principais características do autismo:Indivíduo que apresenta um desenvolvimento anormal ou alterado, principalmente no funcionamento das interações sociais e da linguagem.

I - Precisa ser manifestado antes dos três anos de idade.

II - Muitas crianças apresentam dificuldades graves de comunicação e comportamento focalizado e repetitivo.

III - O autismo é mais frequente em meninos e a ciência ainda não sabe o porque desta informação, mas muitos estudos e pesquisas tem sido desenvolvidas para que se possa entender o porque desta incidência tão alta, que pode acontecer em pessoas, independente da sua raça, nacionalidade ou religião.

IV - O Transtorno do Espectro autista é um distúrbio de desenvolvimento complexo e só pode ser diagnosticado e definido de um ponto de vista comportamental. Isso significa dizer que não existe um marcador biológico para identificar o autismo e, praticamente toda a avaliação da criança, é definida comportamentalmente.

São corretas as afirmativas:

  • a)I e II

  • b)I, III, e IV

  • c)I, IV e V

  • d)I e IV

  • e)Todas as alternativas anteriores

    2) Observe as afirmativas abaixo sobre a Síndrome de Asperger:

    A. A Síndrome de Asperger é caracterizada por um conjunto de sintomas que provocam sofrimento, porque condicionam ou impedem a interação social.

    B. Os indivíduos com SA podem desejar relacionar-se com os outros, mas não sabem como, pelo que podem abordar os outros de maneira peculiar.

    C. Não falta-lhes frequentemente a compreensão das regras sociais. Desta forma, pode-se afirmar que não apresentam comportamento socialmente inábil, não ter dificuldade em empatizar e interpretar mal situações de interação social diária.

    D. Indivíduos com SA não aprendem empiricamente as regras da interação social; essas competências têm de lhes ser ensinadas explicitamente.

    São corretas as afirmativas:

  • a)A, B e C

  • b)A, B e D

  • c)A e B

  • d)A e C

  • e)C e D

    3) Sobre os indivíduos que apresentam Síndrome de Asperger, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

    I - (  ) Embora as crianças com SA falem geralmente fluentemente pelos cinco anos de idade, têm frequentemente problemas com pragmática (o uso da língua em contextos sociais), semântica (podendo não reconhecer significados múltiplos de uma palavra) e prosódicos (o tom, a intensidade, e o ritmo do discurso).

    II - ( ) Estudantes com SA podem ter um vocabulário sofisticado e frequentemente falar incessantemente sobre o seu assunto favorito. O tópico pode ser muito restrito e o indivíduo ter dificuldade em mudar para a um outro assunto de conversa.

    III- (  ) Podem ser excessivamente retraídos e calados e ter dificuldade com as regras da conversação. Podem interromper ou falar sobre o discurso do outro, podem fazer comentários irrelevantes e têm muita dificuldade em iniciar e terminar as conversas.

    IV - (  ) O discurso pode ser caracterizado por uma falta da variação no tom, na intensidade e no ritmo, e à medida que o estudante vai atingindo a adolescência, o discurso pode tornar-se pedante (excessivamente formal).

    V - (  ) Os problemas de comunicação social podem incluir a postura numa posição demasiado próxima do outro, olhar fixamente, posturas anormais do corpo e, frequentemente, incapacidade em compreender gestos e expressões faciais do outro.

    VI - (  ) O estudante com SA é de inteligência média ou acima da média e pode parecer completamente capaz. Muitos são relativamente proficientes no conhecimento dos fatos, e podem ter a informação factual extensiva sobre um assunto em que estão absorvidos. Entretanto, demonstram fraquezas relativas na compreensão e no pensamento abstrato, assim como na cognição social.

     

    É correta a alternativa:

  • a)I (V), II (V), III (V), IV (V), V (V), VI (V) 

  • b)I (F), II (F), III (V), IV (V), V (F), VI (V) 

  • c)I (F), II (F), III (F), IV (F), V (F), VI (F) 

  • d)I (V), II (V), III (V), IV (F), V (V), VI (F)

  • e)I (V), II (V), III (V), IV (F), V (F), VI (F)

    4) Observe as afirmativas sobre a Síndrome de Rett

    I - Andreas Rett identificou, em 1966, uma condição caracterizada por deterioração neuromotora em crianças do sexo feminino, quadro clínico bastante singular, tendo-o descrito como uma “Atrofia Cerebral Associada à Hiperamonemia”. A condição por ele descrita somente passou a ser melhor conhecida após a publicação do trabalho de Hagberg et al, no qual foram descritas 35 meninas, e a partir do qual foi sugerido o epônimo de síndrome de Rett (SR

    II - Admite-se, na atualidade, uma prevalência da doença estimada entre meninos, sendo uma das causas mais frequentes de deficiência mental severa que afeta o sexo masculino.

    III - No Brasil, a Síndrome de Rett foi inicialmente identificada por Rosemberg et al em 1986. Desde então, vários trabalhos foram publicados no Brasil, divulgando o quadro clínico e tornando possível a identificação de algumas centenas de meninas afetadas.

    IV. O diagnóstico da SR, até pouco tempo, era exclusivamente clínico, existindo ainda critérios para o diagnóstico de quadros atípicos da Síndrome de Rett, que somente devem ser firmados após os 10 anos de idade. Na atualidade, a descrição de uma alteração genética identificável em aproximadamente 80% dos casos sugere que esse recurso deva ser utilizado na elaboração final do diagnóstico.

    São corretas as afirmativas:

  • a)I e II

  • b)I, III e IV

  • c)I e III

  • d)I e IV

  • e)Somente a alternativa IV

    5)Sobre o Transtorno Desintegrativo na Infancia assinale, verdadeiro (V) ou falso (F)

    I - (  ) O Transtorno desintegrativo da infância (TDI) foi inicialmente descrito por Heller, em 1908, que relatou seis casos de crianças jovens que, após um desenvolvimento aparentemente normal nos primeiros três a quatro anos de vida, apresentaram uma perda muito grave das habilidades sociais e comunicativas.

    II - (  ) A Síndrome de Heller (mais comumente conhecida) é também denominada “dementia infantilis”.

    III - ( ) No DSM-III, a síndrome de Heller foi, pela primeira vez, introduzida em um sistema de classificação psiquiátrica. Foi incluída sob a categoria abrangente de Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, pois a perda das habilidades sociais e comunicativas era muito proeminente.

    IV - (  ) A etiologia ainda é desconhecida. Portanto, é possível que o TDI esteja fadado a desaparecer como categoria quando os instrumentos diagnósticos tornarem possível determinar as causas genéticas, metabólicas ou infecciosas envolvidas nesses casos ainda inexplicados.

    V - ( ) Não existe tratamento para TDI. Como as complicações neurológicas, especialmente a epilepsia, são comuns e essas crianças funcionam no nível de grave a profundo retardo mental, é necessário uma abordagem multidisciplinar. Os pais necessitarão de psicoeducação focada nessa condição. 

    É correta a alternativa:

  • a)I (F), II (F), III (V), IV (V), V (V) 

  • b)I (F), II (F), III (F), IV (V), V (V) 

  • c)I (V), II (F), III (V), IV (V), V (V) 

  • d)I (V), II (F), III (F), IV (V), V (V)

  • e)I (F), II (F), III (F), IV (F), V (F)

💡 7 Respostas

User badge image

Alexandra Almeida

1)E  2)B   3)A  4)B    5)C

7
Dislike0
User badge image

Eunice Andrade

1: E

2: B

3: A

4: B

5: C

5
Dislike0
User badge image

Mariana Siquiera

1 E

2 B

3 A

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais