Buscar

como calcular fluxo elctrico

💡 3 Respostas

User badge image

Julimar S. de Paula

  Então depende de que campo eletrico e sobre que superficie vc esta calculando. De qualquer forma, a formula do fluxo eletrico sobre uma superficie e Integral de superficie de (EdA). caso essa supeficie seja fechada esse fluxo sobre ela é sempre igual a q/e0 onde q e a carga dentro da  superficie e e0 é a permicividade eletrica do meio(no caso estou considerando o vacuo). espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Rone Machado Costa

Dê uma olhada na lei de Gauss e no equivalente das equações de Maxwell para campos elétricos estáticos.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 

O fluxo elétrico pode ser definido como a quantidade de linhas de campo elétrico que atravessam uma superfície. É dado em função da área da superfície, campo elétrico e do ângulo entre as linhas de campo elétrico e o vetor normal à superfície.

Seja o campo elétrico   e a superfície S com vetor normal n à um ângulo  com as linhas de campo elétrico, considere as três seguintes situações. 

Na primeira situação o vetor normal n está paralelo à superfície S, então haverá o maior fluxo possível do campo elétrico com a superfície. Na segunda situação o vetor normal n está perpendicular à superfície S, então haverá o menor fluxo possível do campo elétrico com a superfície, ou seja, o fluxo elétrico será zero. Por fim, na terceira situação o vetor normal n está inclinado à superfície S de um ângulo  , então haverá certo fluxo de campo elétrico com a superfície. 

O fluxo na terceira situação é maior que na segunda e menor que na primeira. Portanto, o fluxo elétrico pode ser escrito como a integral de superfície do campo elétrico, do vetor normal à superfície em função de um intervalo de área, da seguinte forma:

Tendo em vista que o produto interno entre e é igual à:

Como  , podemos reescrever essa expressão em função do ângulo entre o vetor n e a superfície S, e não em função de vetores:


Onde  é a integral de superfície.

Portanto, podemos calcular o fluxo elétrico pela seguinte expressão: 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais