Buscar

Descrever as especializações das membranas relacionadas com a união entre as células

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

  • Microvilosides: é uma frágil protuberância que se estende pela membrana, ampliando a superfície de absorção. Ela se dá nas células epiteliais do intestino
  • Invaginações de base: São atividades que acontecem na base das células, e podemos encontrá-las nas cavidades renais, pois elas exercem a função de reabsorver a água dos rins. 
  • Desmossomos: são encontrados entre duas células adjacentes, e têm uma composição de aderência que age sobre estas células.
  • Interdigitações: os processos de contraposição dos desmossomos se resultam em interdigitações. Acontecem nas células epiteliais.
  • Cutículas: uma camada fina que reveste a parte externa da membrana. Tendo um importante papel de associar as células para a formação dos tecidos. Tem uma composição glicoproteica.
  • Cimentos intercelulares: os cimentos é o que chamamos de complexos unitivos. Eles têm o papel de desenvolver a ligação entre as células, não permitindo que outras substâncias atravessem em suas lacunas.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais