Logo Passei Direto
Buscar
O movimento dadaísta foi fundado em Zurique, considerada uma zona neutra, em 1916, por um grupo de refugiados da Primeira Guerra Mundial, que eram contrários ao envolvimento de seus respectivos países na guerra, seu nome é referente à uma palavra nonsense, ou seja, que não há sentido, referenciando o período de guerra que estavam vivenciando.
Sobre o Dadaísmo assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): ( ) As produções artísticas desse movimento combinavam elementos ao acaso; ( ) Os artistas desse período utilizavam imensos rolos de telas espalhadas no chão; ( ) Podemos destacar desse movimento Jean Dubuffet; ( ) Na pintura, essa arte foi referenciada por composições que se utilizavam das colagens; ( ) As obras possuíam intenções de crítica e sátira.
a. F-F-F-V-V.
b. V-F-V-V-F.
c. V-F-F-V-V.
d. F-V-V-F-F.
e. V-V-F-V-F.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Dadaísmo: ( ) As produções artísticas desse movimento combinavam elementos ao acaso. É verdadeira (V). O Dadaísmo valorizava o acaso e a aleatoriedade nas suas produções artísticas, rompendo com as tradições e convenções artísticas anteriores. ( ) Os artistas desse período utilizavam imensos rolos de telas espalhadas no chão. É falsa (F). Embora alguns artistas dadaístas tenham utilizado técnicas experimentais, a afirmação sobre "imensos rolos de telas" não é uma característica típica do movimento. ( ) Podemos destacar desse movimento Jean Dubuffet. É falsa (F). Jean Dubuffet é mais associado ao movimento Art Brut, e não diretamente ao Dadaísmo. ( ) Na pintura, essa arte foi referenciada por composições que se utilizavam das colagens. É verdadeira (V). O Dadaísmo fez uso extensivo de colagens e montagens em suas obras, sendo uma técnica muito utilizada pelos artistas do movimento. ( ) As obras possuíam intenções de crítica e sátira. É verdadeira (V). O Dadaísmo tinha uma forte intenção de crítica social e política, muitas vezes utilizando a sátira para questionar a sociedade e a guerra. Portanto, a sequência correta é: V - F - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V - F - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Proença (2002) aponta que O neoclassicismo acontece nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, expressando os valores de uma nova era, a burguesia fortalecida, que assumiu o comando da sociedade europeia logo após a Revolução Francesa.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Retomando, então, as características greco-romanas, esse período recebe o nome de “novo clássico”, desenvolvendo-se principalmente no ramo da arquitetura e das artes decorativas. DESSA MANEIRA: II. Essa tendência tinha por lema seguir o que os artistas clássicos gregos e também os renascentistas italianos já tinham produzido, para assim, ser considerado perfeitamente bela, deixando de ser uma imitação das formas da natureza. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Retomando, então, as características greco-romanas, esse período recebe o nome de “novo clássico”, desenvolvendo-se principalmente no ramo da arquitetura e das artes decorativas.
II. Essa tendência tinha por lema seguir o que os artistas clássicos gregos e também os renascentistas italianos já tinham produzido, para assim, ser considerado perfeitamente bela, deixando de ser uma imitação das formas da natureza.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Segundo Proença (2002) o Expressionismo tinha em suas preocupações, expressar o sentimento humano e expor suas angústias, vividas no início do século XX. Dessa maneira, o pintor norueguês, Edvard Munch inspirou o movimento. Sua obra mais famosa é O Grito, e exemplifica a temática que sensibilizava os artistas desse movimento.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O Expressionismo teve sua origem na Alemanha e é inegável que tenha ocorrido como uma reação ao Impressionismo. PORQUE: II. As obras têm seus campos e cores definidos e limitados por meio de contornos visíveis, da mesma maneira, a forma dos objetos retratados, sejam eles objetos ou pessoas, são planas e não há sombreamento. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O Expressionismo teve sua origem na Alemanha e é inegável que tenha ocorrido como uma reação ao Impressionismo.
II. As obras têm seus campos e cores definidos e limitados por meio de contornos visíveis, da mesma maneira, a forma dos objetos retratados, sejam eles objetos ou pessoas, são planas e não há sombreamento.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

O século XX começa com muitos acontecimentos no Brasil, o que acaba moldando a “cara” do país, como a aplicação do dinheiro obtido por meio do café e a imigração no país, segundo Proença (2002). Houveram movimentos anarquistas e greves operárias, liderados por imigrantes que questionavam o capitalismo paulista.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. O que se esperava de uma nova arte vem em 1922, com a Semana de Arte Moderna, representando um marco na arte contemporânea Brasileira, com forte tendência nacionalista revivia os valores indígenas. PORQUE: II. Fundindo o questionamento do Dadaísmo, da prática aceita das pinceladas do Expressionismo Abstrato e a fé Surrealista no acaso, adquiriu um estilo pessoal baseado no risco. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O que se esperava de uma nova arte vem em 1922, com a Semana de Arte Moderna, representando um marco na arte contemporânea Brasileira, com forte tendência nacionalista revivia os valores indígenas.
II. Fundindo o questionamento do Dadaísmo, da prática aceita das pinceladas do Expressionismo Abstrato e a fé Surrealista no acaso, adquiriu um estilo pessoal baseado no risco.
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

O Dadaísmo e o Surrealismo foram considerados as artes entre guerras. Segundo Strickland e Boswell (2002), o movimento dadaísta foi fundado em Zurique, considerada uma zona neutra, em 1916, por um grupo de refugiados da Primeira Guerra Mundial, que eram contrários ao envolvimento de seus respectivos países na guerra, seu nome é referente à uma palavra nonsense, ou seja, que não há sentido, referenciando o período de guerra que estavam vivenciando.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo: I. Os artistas desse movimento, propuseram então, a criação de uma arte que os libertasse das amarras do pensamento racional, sugerindo que, fossem apenas um reflexo do pensamento psíquico automático. DIANTE DISSO: II. As produções artísticas desse movimento combinavam elementos ao acaso, já na pintura, essa arte foi referenciada por composições que se utilizavam das colagens. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. Os artistas desse movimento, propuseram então, a criação de uma arte que os libertasse das amarras do pensamento racional, sugerindo que, fossem apenas um reflexo do pensamento psíquico automático.
II. As produções artísticas desse movimento combinavam elementos ao acaso, já na pintura, essa arte foi referenciada por composições que se utilizavam das colagens.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina