Logo Passei Direto
Buscar
Sensoriamento Remoto, é uma das mais bem-sucedidas tecnologias de coleta automática de dados para o levantamento e monitoramento dos recursos terrestres em escala global.
Assinale a alternativa correta a respeito desta ciência.
A origem do sensoriamento remoto deve-se ao desenvolvimento da área espacial que ocorreu por volta dos anos de 1960, que ficou conhecida como a década da corrida espacial.
O Sensoriamento Remoto pode ser considerado como uma ciência recente, mais especificamente dos anos 2000.
O Sensoriamento Remoto teve sua origem com o desenvolvimento de Drones e Vants.
A origem do sensoriamento remoto deve-se ao desenvolvimento da inteligência artificial que ocorreu por volta dos anos de 2010.
A principal vantagem do sensoriamento remoto é a necessidade ir apenas uma vez a campo para coletar os dados.
User badge image
Matematicamente

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

A alternativa correta é: "A origem do sensoriamento remoto deve-se ao desenvolvimento da área espacial que ocorreu por volta dos anos de 1960, que ficou conhecida como a década da corrida espacial." O sensoriamento remoto realmente se desenvolveu a partir de tecnologias espaciais nessa época, enquanto as outras opções estão incorretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sensoriamento remoto é uma técnica que permite a aquisição à distância de informações sobre um objeto ou fenômeno. Com o aprimoramento dessa técnica, a obtenção de imagens de alta resolução tem possibilitado aplicações nas áreas de mapeamentos temáticos, monitoração ambiental, detecção de desastres naturais e desmatamentos florestais, entre outras.
Considerando os princípios, os limites e as aplicações do sensoriamento remoto, assinale a alternativa correta.
O emprego dessa técnica em grandes adensamentos urbanos representa riscos à saúde da população devido à poluição eletromagnética proveniente dos satélites, que vem se acumulando no espaço em torno da Terra.
Por meio de imagens de um satélite de sensoriamento remoto, é possível estabelecer o percentual da área plantada em uma determinada região porque existe uma diferença de cor entre o solo arado e o plantado.
O fato de parte da radiação solar que incide na superfície da Terra ser refletida de volta ao espaço, atingindo os sensores do satélite artificial, sem interagir com os componentes da atmosfera, explica os desvios que chegam a inviabilizar o uso dessa técnica em dias de pouca insolação.
O georreferenciamento se faz necessário na correção de imagem quando não se deseja que a base de dados espaciais se integre por meio das transformações polinomiais às coordenadas geográficas típicas das cartas topográficas convencionais.
A presença de nuvens entre o satélite e a superfície da Terra atrapalha a obtenção das imagens de radar na faixa do espectro visível, o que requer cálculos de correção.

Mais conteúdos dessa disciplina