Logo Passei Direto
Buscar

Medicina

Outros
Adolescente de 12 anos, com antecedente de quadro de gastroenterite há 10 dias, inicia com dormência e parestesia de membros inferiores, seguida de fraqueza muscular.
Sobre esta situação selecione a opção correta.
Os reflexos profundos estão geralmente abolidos no início do curso da doença.
Este quadro também pode ocorrer após a administração de vacinas.
User badge image
Progresso com Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

A situação descrita sugere um quadro que pode estar relacionado à síndrome de Guillain-Barré, que pode ocorrer após uma infecção gastrointestinal, como a gastroenterite. A opção correta é: "Os reflexos profundos estão geralmente abolidos no início do curso da doença." Isso é característico da síndrome de Guillain-Barré, onde os reflexos tendem a estar diminuídos ou ausentes. A afirmação sobre o quadro ocorrer após a administração de vacinas também é verdadeira, mas não é a opção que se encaixa melhor na descrição do caso apresentado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Programa Nacional de Imunizações por meio de Nota Técnica Conjunta n° 70/2024 alerta sobre aumento global dos casos de coqueluche. Só no Paraná são 535 casos confirmados e 1 óbito divulgados no boletim da Secretaria de Estado da Saúde de 25/09/2024. A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de alta transmissão respiratória, de distribuição universal, e de notificação compulsória. Com base nesta informação marque a única resposta correta.
a) A vacinação da coqueluche nos últimos anos também entrou no calendário vacinal das gestantes, com a vacina triplice bacteriana acelular do adulto (dTpa, contendo toxoides contra tétano e a difteria e componente pertussis acelular) idealmente entre 27 e 36 semanas e com intervalo de dez anos entre as doses.
b) A vacinação de tétano, difteria e coqueluche (dTpa) apenas é recomendada na gestação a fim de diminuir as taxas de mortalidade neonatal e infantil em situações especiais como casos de surtos ou epidemias.
c) O benefício da vacinação contra coqueluche ocorre na gestação pela passagem de anticorpos para o feto, portanto, antes da alta hospitalar, no puerpério, não é necessário checar a situação vacinal da mãe.
d) A vacina triplice bacteriana acelular é recomendada a partir de 20 semanas, também com objetivo de oferecer imunidade passiva ao lactente contra a coqueluche.
e) Gestantes vacinadas com esquema completo com pelo menos 3 doses de vacina com componente único, não precisam receber uma dose de dTpa a partir de 20 semanas de gestação.

Mais conteúdos dessa disciplina