Buscar

Qual a perspectiva da teoria clássica da economia?

O que diz esta teoria? Como ela pensa a economia?

💡 3 Respostas

User badge image

Naylton Lopes

Seus conceitos giram em torno da noção básica de que os mercados tendem a encontrar um equilíbrio econômico a longo prazo, ajustando-se a determinadas mudanças no cenário econômico.

Foi idealizada principalmente pelos seguintes pensadores:

Adam Smith: Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que se se deixasse atuar a livre concorrência, uma "mão invisível" levaria a socicdade à perfeição. Adam Smith colocou que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem estar de toda a comunidade. É como se uma mão invisível orientasse todas as decisôes da economia, sem necessidade da atuação do Estado. A defesa do mercado como regulador das decisisões econômicas de uma nação traria muitos benefícios para a coletividade, independente da ação do Estado. É o princípio do liberalismo.

David Ricardo: Ricardo discute a renda auferida pelos proprietários de terras mais ferteis, Em virtude de a terra ser limitada, quando a terra de menor qualidade é utilizada no cultivo, surge imediatamente a renda sobre aquela de primeira qualidade, ou seja, a renda da terra é determinada pela produtividade das terras mais pobres. Ricardo analisou por que as nações comerciavam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comerciados. A resposta dada por Ricardo a essas questões constitui um importante item da teoria do eomércio internacional, chamada de Teoria das Vantagens Comparativas. O comércio entre países dependeria das dotaçôes relativas de fatores de produçào. Ricardo, a partir de algumas generalizaçôes e usando poucas variáveis estratégias, produziu vários dos mais expressivos modelos de toda a histÓria da Ciência Econômica, destes derivando importantes implicações políticas.

Jean Baptiste Say: Retomou a obra de Smith, ampliando-a. Subordimou o problema das trocas de mercadorias a sua produção e popularizou a chamada Lei de Say:"A o ferta cria sua própria procura", ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras meradorias e serviços.

Thomas Malthus: Para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso populacional: enquanto a população crescia em progressão geométrica, a produção de alimentos seguia em progressão aritmética. Assim, o potencial da população excederia em muito o potencial da terra na produção de alimentos.

A capacidade de crescimento da população dada pelo instinto de reprodução encontra um conjunto de obstácuos que a limitam, por seus efeitos sobre a mortalidade e a natalidade. São a miséria, o vício e a contenção moral. Em função disso, Malthus advogou o adiamento de casamentos, a limitação voluntária de nascimentos nas famílias pobres, e aceitava as guerras como uma solução para interromper o crescimento populacional.

 

2
Dislike0
User badge image

Açucena Traya

Naylton Lopes, poderia sintetizar a Teoria Keynesiana? Não acho em nenhum lugar um resumo de qualidade. Ótima síntese acima !

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Entre os anos de 1750 e 1770, Adam Smith começou a se destacar no estudo da economia, com uma atitude liberal e apoiando o não intervencionismo. Considerado o pai da economia moderna, é um dos mais importantes teóricos do liberalismo econômico, influenciando até hoje alguns economistas. Na mesma época, para manter a ordem econômica, surgiu a teoria clássica, caracterizada pela busca do equilíbrio do mercado por meio do ajuste de preços e pela não intervenção estatal na atividade econômica. A desigualdade é vista como um incentivo ao trabalho e ao enriquecimento (logicamente os pobres querem ficar ricos e atingir o nível das classes ricas e mais beneficiadas), sendo uma condição fundamental para que as pessoas se mexam e tentem atingir níveis melhores de vida. O problema desta análise, é que apesar de ser feita à luz da ética, indica o não intervencionismo. Dessa forma, apesar de seu sucesso, muitos especialistas criticaram e ainda criticam esses pensamentos de Smith. Isso porque defendem que suas obras tinham um paradoxo entre elas. Primeiramente, ele sustentava o lado simpático da natureza humana. Posteriormente, quando lançou a “Riqueza das Nações”, o teórico realçou a ideia do homem movido pelo egoísmo, constituindo-se este, na força motriz do comportamento humano.

 

Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/economia-financas/adam-smith-mao-invisivel-mercado-na-economia.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais