Buscar

A patela se articula com qual osso?

Com qual osso do corpo humano a patela se articula?

💡 754 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A anatomia do joelho é constituída pela articulação entre o fêmur e tíbia – articulação fêmoro-tibial. Articulação complexa e em geral recebe grandes impactos durante a mobilidade e atividades rotineiras do ser humano. Na porção superior, temos o fêmur, distalmente se articula com a tíbia, unidas pelo ligamento cruzado cranial e caudal, ligamento látero-lateral e látero-medial. Estes promovem estabilidade articular. Entre as estruturas ósseas a cartilagem articular evita que haja fricção e desgaste, o impacto durante a mobilidade do joelho é amenizado pelo menisco – estrutura em formato de semilua localizada na porção proximal da tíbia. A patela sesamóide, grosso, cobre e protege a superfície articular anterior da articulação do joelho. A patela é o local de encontro de dois importantes ossos do membro inferior: o fêmur e da tíbia. Portanto, a patela articula-se como fêmur.

0
Dislike0
User badge image

Lucas Luges

patela é um osso tipo sesamóide, grosso, que se articula com o fêmur e cobre e protege a superfície articular anterior da articulação do joelho.A patela é o local de encontro de dois importantes ossos do membro inferior: o fêmur (osso da coxa) e da tíbia (osso da perna).

194
Dislike9
User badge image

Kely Gomes

a patela articula-se com o femur

sendo esta articulaçao por sua vez conhecida como ARTICULAÇAO FEMORO PATELAR

43
Dislike7
User badge image

Natália Velozo

A patela articula-se com o fêmur.

 

21
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais