Buscar

TUTELA PROVISORIA NCPC

Carlos recebeu a notícia, no dia 12 de abril de 2016, de que sua mãe se encontrava com câncer em estado avançado, e que necessitaria de uma cirurgia rapidamente. Sua mãe possuía plano de saúde, devidamente pago, o que fez com que Carlos realizasse os procedimentos burocráticos para a internação e cirurgia da senhora. Todavia, o plano de saúde se recusou a autorizar a internação. Revoltado com esta resposta, Carlos buscou seu advogado, com o objetivo de conseguir realizar o procedimento necessário para o restabelecimento de sua genitora da forma mais célere possível.

 

a) Qual medida deve ser tomada pelo advogado, considerando os interesses do cliente? Justifique sua escolha.

 

b) Quais os requisitos para a concessão da medida pretendida? Explique tais requisitos, não se esquecendo de utilizar os elementos expostos no caso para justificá-los na situação concreta.

💡 2 Respostas

User badge image

Caio Roberto

a) Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

B) Periculum in mora da tutela antecipada consiste no risco ou perigo iminente ao próprio direito material (perigo de morosidade ou de retardamento – pericolo de tardività).

R: Tutela de urgência. 

 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

a) Deve ser requerida tutela de urgência, demonstrando a probabilidade do direito e o grave perigo de dano, nos termos do art. 300, do CPC:

"Art. 300. A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo."

b) Probabilidade do direito: documentos que comprovem a enfermidade e a regularidade da vinculação ao plano de saúde.

Perigo de dano: existência da enfermidade e o risco que provoca.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais