Logo Passei Direto
Buscar
A consulta ginecológica deve abordar todas as necessidades da mulher, incluindo o planejamento familiar, pré-natal, parto e puerpério, clínica ginecológica, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo de útero e de mama e climatério. No momento da consulta, o profissional deve ser um ouvinte atencioso, observador, compreensivo, destituído de preconceitos, interessado, mantendo sempre uma atitude tranquila no relacionamento entre duas pessoas distintas, o médico e a paciente. Na consulta ginecológico, o médico ginecologista deverá coletar toda a história clínica e realizar o exame físico ginecológico, de maneira que inclui exames das mamas e exame da genitália externa e interna. Para que consulta fique completa, é feito uma avaliação manual que permite a identificação de células sugestivas de pré-invasão até lesões malignas, através de coloração multicrômica de lâminas contendo células cervicais esfoliadas. Este exame deve ser oferecido às mulheres entre 25 e 65 anos e às que iniciaram a atividade sexual antes dessa faixa etária, com ênfase entre 45 e 49 anos (período que corresponde ao pico de incidência das lesões precursoras e antecede o pico de mortalidade pelo câncer).
Assinale a alternativa correta:
Exame de Schiller.
Exame de Papanicolaou. Alternativa assinalada
Colpopatologia oncótica.
Exame pélvico-vaginal.
Vulvovaginite.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

A alternativa correta para o exame que deve ser oferecido às mulheres entre 25 e 65 anos, e que permite a identificação de células sugestivas de pré-invasão até lesões malignas, é o Exame de Papanicolaou. Esse exame é fundamental na prevenção do câncer de colo de útero e deve ser realizado conforme as orientações de saúde.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O método do muco cervical ou Billings baseia-se na identificação do período fértil por meio da auto-observação das características do muco cervical e da sensação por ele provocada na vulva. O muco cervical é uma secreção produzida no colo do útero pelo epitélio glandular das criptas cervicais, que por ação hormonal apresenta transformações características ao longo do ciclo menstrual, possibilitando dessa maneira a identificação do processo ovulatório. Em fase ovulatória, o muco que inicialmente é esbranquiçado, espesso e pegajoso, vai se tornando cada dia mais elástico, transparente, lubrificante e fluido, semelhante à clara de ovo, este período.
Complete a afirmação com a alternativa correta.
é favorável para a penetração dos espermatozóides no canal cervical e havendo fluxo mucoso, e/ou sensação de lubrificação, o casal deve abster-se de relações sexuais, quando não deseja a gravidez. Alternativa assinalada
não é favorável para a penetração dos espermatozóides no canal cervical e havendo fluxo mucoso, e/ou sensação de lubrificação, o casal pode ter relações sexuais, quando não deseja a gravidez.
é denominado Ápice, que é o último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante dia Ápice, que só pode ser reconhecido posteriormente, pois, somente quando o muco desaparece ou retorna à aparência de muco pegajoso, com sensação de secura.
indica que a ovulação já ocorreu, está ocorrendo ou vai ocorrer até aproximadamente 48 horas. Nessa fase, também chamada de pré-ovulatória, o casal pode ter relações sexuais que não ocorrerá a gravidez.
é a fase ovulatória, e que não é favorável para a penetração dos espermatozóides no canal vaginal e que dura em geral dois, três ou mais dias.

O termo climatério significa fase crítica da vida, usado muitas vezes como sinônimo da menopausa (cessação da menstruação por mais de doze meses, isto é, a perda da função folicular dos ovários), que ocorre geralmente dos 48 aos 52 anos. Diante deste conceito de climatério podemos afirmar que são muitos os fenômenos e transformações vividos pela mulher, pois ela sente que a partir de agora é infértil e que deixou de ser jovem, experimentando uma sensação de envelhecimento. Portanto trata-se de uma fase crítica na vida da mulher, também chamada de meia idade feminina, pois ela traz inúmeras mudanças físicas, emocionais e sociais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
I- No período do climatério os sintomas a curto prazo inicialmente são: irregularidade menstrual, sintomas vasomotores como por exemplo fogachos (ondas de calor), manifestações atróficas do sistema geniturinário como dispeurenia, alterações de pele e psíquicas.
II- Deve-se estimular bons hábitos de vida com atividade física e dieta hipogordurosa, também rica em cálcio e intensificar o controle de doenças como hipertensão e diabetes.
III- No climatério muitos os fenômenos e transformações vividos pela mulher, onde as manifestações tardias são a osteoporose e as doenças de origem cardiovascular.
IV- O climatério está dividido em estágios onde o pós menopausa vai dos 41 aos 65 anos e a terceira idade é após os 70 anos de idade.
As afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas. Alternativa assinalada
As afirmativas I e III estão corretas.
Somente a afirmativa IV está correta.

As infecções do trato urinário são as que mais acomete a mulher grávida, onde a Escherichia coli é responsável por cerca de 80% dos casos. Nos casos de pielonefrite, onde a infecção é localizada no parênquima renal, com presença de febre e sensibilidade na lombar ou dor, acompanhada geralmente de disúria e urgência urinária é indicada antibioticoterapia devido a leucocitose (aumento de leucócitos acima do limite), piúria (pus na urina) e bacteriúria (bactérias na urina).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I- As manifestações clínicas são: dor à palpação na região hipogástrica (bexiga), dor ao toque vaginal, dor em baixo ventre, em algumas situações Giordano positivo (dor à percussão na região lombar), polaciúria (urina frequente), poliúria (grande volume de urina num dado período), disúria (dor ao urinar), nictúria (urina noturna maior que a diurna), lombalgia uni ou bilateral, náuseas e vômitos, febre e calafrio, irritabilidade uterina que leva ao trabalho de parto.
II- Alguns fatores podem predispor a infecção na gestação, como alterações hormonais (principalmente a progesterona que causa dilatação da pelve renal e estreitamento de segmento inferior, determinando retardo do débito urinário) e pressão do útero sobre os ureteres (o que resulta em estase urinária e maior risco de infecção).
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Alternativa assinalada
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina