Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as síndromes relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Após um período de pelo menos 2 anos de desenvolvimento normal, de forma gradual ou abrupta a criança apresenta uma deterioração e perda da linguagem expressiva e receptiva, associada a dificuldades na coordenação motora, incontinência urinária e fecal, dificuldades nas habilidades sociais ou no brincar.
( ) Este diagnóstico foi utilizado para caracterizar indivíduos com TEA, com inteligência normal e que não apresentam em sua história atrasos no desenvolvimento da linguagem. Entretanto, apresenta algumas características particulares, como por exemplo: falar de um jeito formal, pedante, geralmente sobre assuntos de sua área de interesse, com dificuldades para dar lugar para a fala do outro.
( ) Descrita em 1966, em meninas, a síndrome é, na maioria das vezes, causada por mutações no gene MECP2. Caracteriza-se por desaceleração do crescimento da cabeça, antes dos 4 anos de idade, associado à perda progressiva da funcionalidade das mãos, que passam a apresentar movimentos de lavar, estereotipias e maneirismos.
2 – 3 – 1
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada descrição e correlacioná-las com as síndromes relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA): 1. Descrição 1: "Após um período de pelo menos 2 anos de desenvolvimento normal, de forma gradual ou abrupta a criança apresenta uma deterioração e perda da linguagem expressiva e receptiva, associada a dificuldades na coordenação motora, incontinência urinária e fecal, dificuldades nas habilidades sociais ou no brincar." - Esta descrição se refere à Síndrome de Asperger ou Autismo Desintegrativo, onde há uma perda de habilidades após um período de desenvolvimento normal. 2. Descrição 2: "Este diagnóstico foi utilizado para caracterizar indivíduos com TEA, com inteligência normal e que não apresentam em sua história atrasos no desenvolvimento da linguagem. Entretanto, apresenta algumas características particulares, como por exemplo: falar de um jeito formal, pedante, geralmente sobre assuntos de sua área de interesse, com dificuldades para dar lugar para a fala do outro." - Esta descrição se refere à Síndrome de Asperger, que é caracterizada por habilidades linguísticas preservadas, mas com dificuldades sociais. 3. Descrição 3: "Descrita em 1966, em meninas, a síndrome é, na maioria das vezes, causada por mutações no gene MECP2. Caracteriza-se por desaceleração do crescimento da cabeça, antes dos 4 anos de idade, associado à perda progressiva da funcionalidade das mãos, que passam a apresentar movimentos de lavar, estereotipias e maneirismos." - Esta descrição se refere à Síndrome de Rett, que é uma condição que afeta principalmente meninas e envolve perda de habilidades motoras e de linguagem. Agora, vamos organizar as descrições na sequência correta: - Descrição 1: 2 (Síndrome de Asperger) - Descrição 2: 3 (Síndrome de Asperger) - Descrição 3: 1 (Síndrome de Rett) Portanto, a sequência correta é: 2 – 3 – 1.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com as funções cognitivas avaliadas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna:
Assinale a sequência CORRETA:
( ) Pode haver ausência, atraso na aquisição ou desenvolvimento. Alguns podem apresentar déficits evidentes, envolvendo a linguagem expressiva ou receptiva. Outros podem desenvolver a linguagem oral, mas apresentar algumas características peculiares, como alterações de entonação, dificuldade para compreender informações não literais (como piadas, ironias e metáforas) ou interpretar inferências, dificuldade para manter uma conversa, evidenciando uma linguagem repetitiva, descontextualizada ou assuntos perseverativos.
( ) Referem-se a um conjunto de processos neurocognitivos complexos, que incluem atividades de seleção e estabelecimento de objetivos, de planejamento, monitoramento e sequenciamento de ações. Entre os subprocessos inclusos no gerenciamento das FEs, destacam-se o planejamento, a flexibilidade cognitiva, o controle inibitório, e a memória de trabalho/operacional.
( ) Em alguns casos, podem ser identificadas habilidades especiais de alguns tipos de memória, discrepantes quando comparadas a outras funções cognitivas, consideradas independentes da inteligência. Outros podem apresentar dificuldade significativa em algum dos processos de memória verbal ou visual.
( ) Verificar a presença de hiperatividade, redução do foco atencional, impulsividade, auto e heteroagressividade, recusa de alterar determinadas atitudes, brincadeiras ou opiniões de maneira persistente, que podem vir acompanhadas de descontroles emocionais e hipo ou hipersensibilidade a sons, cheiros, dor e contato físico.
1 – 4 – 3 – 2

Mais conteúdos dessa disciplina